Toledo é uma cidade medieval localizada estrategicamente no topo de uma colina, cercada e protegida pelo rio Tejo, o mesmo que deságua em Lisboa. A cidade também é protegida por uma grande muralha que envolve toda cidade. Toledo é provavelmente a cidade medieval mais bem conservada da história e uma das mais bonitas que conhecemos.
Uma região de mais de 2200 anos de história foi conquistada pelos romanos em 193 A.C, que lhe deram o nome de Toletum. Depois, os povos bárbaros visigodos dominaram a região no século V, até a conquista da península ibérica no século VIII pelos árabes. Em 1085, Afonso VI de Castela recuperou Toledo e estabeleceu o controle da cidade que estava sob domínio islâmico. Este foi o primeiro passo concreto do Reino de Leão e Castela na chamada Reconquista.
A cidade tem sua arquitetura muito influenciada nas culturas árabe e gótica. Toledo também é conhecida como a Cidade de Três Culturas. Isso muito pelo convívio entre os muçulmanos, a fé cristã e a judaica. Uma cidade milenar que já foi ocupada por romanos, visigodos, mouros e cristãos. E hoje, depois de tantos conflitos e tensões, ainda se mantem intacta.A região imortalizada por Miguel de Cervantes nas aventuras de Dom Quixote foi Declarada Patrimônio da Humanidade pela Unesco em 1986.
Toledo uma excelente opção para um bate-volta desde Madri, ficando distante apenas 72 km, 50 minutos de carro ou 30 minutos de trem. Em um dia, você consegue visitar uma grande parte da cidade. Toledo não é muito grande, dessa forma você pode caminhar pelo centro histórico, visitar algumas atrações e se perder entre suas ruas estreitas e ladeiras.
Como nosso roteiro estava muito apertado, fizemos um bate e volta a partir de Madri. Não ficamos o dia todo. Chegamos na primeira hora em Toledo, pegamos o ônibus turístico hop-on hop-off e tivemos tempo suficiente para percorrer as principais atrações da cidade. Já tínhamos decidido que não iríamos entrar nas atrações e sim contempla-las por fora.
Como chegar em Toledo
Sem dúvidas o trem é a forma mais rápida de chegar a cidade de Toledo. A viagem dura cerca de 30 minutos. Os trens com destino a Toledo saem da estação de Atocha em Madri. Os trens começam a operar das 6 horas e 50 minutos e finalizam às 22 horas. Há muitos horários à disposição, com trens saindo a cada 60 minutos. É preciso ter cuidado na hora de comprar seu bilhete, pois existem trens que levam mais de uma hora para chegar até Toledo. Portanto, verifique com cuidado o tempo de viagem.
Dica: É recomendável que você compre os bilhetes antecipadamente e a compra da ida e da volta juntos sai mais barato. Os bilhetes na segunda classe saem em média de 12 Euros. A Renfe, que a CIA de trens da Espanha, começa a vender antecipadamente três meses antes do dia da viagem. As compras On-line podem ser feitas pelo site da Renfe.
Se você ainda não viajou de trem, não fique preocupado, você vai se apaixonar por esse meio transporte na Europa. É tudo muito prático e fácil. As estações estão basicamente no centro das cidades. Não precisa despachar as malas e você pode chegar a estação 20 minutos antes da hora da partida. Na estação existe um grande painel eletrônico com a hora, número trem, local de destino e a plataforma de embarque. Localize seu trem, sua plataforma e se dirija para lá. Na hora exata o trem chegará a plataforma. Normalmente você não precisa mostrar sua passagem para ninguém. Localize seu vagão e seu acento. Importante! Guarde sua passagem, durante o trajeto passará o fiscal para a conferência.
O que fazer ou visitar em Toledo
Como falamos, devido ao roteiro apertado que tínhamos em Madri, resolvemos não ficar o dia todo em Toledo, mas confesso que deu para visitarmos os principais pontos turísticos da cidade. Saímos de Madri no primeiro trem e voltamos a tarde. Em Toledo utilizamos o ônibus turístico hop-on hop-off, o trajeto dura em média 50 minutos. Nos ajudou muito nos deslocamentos para as atrações e ainda nos levou no mirante fora da cidade, de onde você tem a vista espetacular da cidade murada.
Vamos dividir com você o que fizemos na cidade. A cidade medieval de Toledo é simplesmente maravilhosa, confesso que nos deixou surpresos, parece uma viagem no tempo. Antes, porém, temos duas dicas: se for almoçar não deixe de comer o Carcamusas Toledanas que é o mais famoso dos pratos típicos de Toledo, ele é feito com carne de porco e batatas, geralmente servido em uma caçarola de barro; e a segunda dica, não deixe de visitar as muitas lojas de artigos medievais, você vai ficar encantado, é muito bacana e os produtos não tão caros.
Pulseira Turística
Se você pretende visitar todas as atrações turísticas de Toledo, a melhor forma para economizar é comprando a Pulseira Turística. Esta te dará acesso em 7 pontos turísticos. São eles: Colégio Real de Doncellas Nobles, Igreja dos Jesuítas, Monastério de San Juan de los Reyes, Antiga Mesquita Cristo de la Luz, Igreja de Santo Tomé, Igreja do Salvador e a Sinagoga Santa Maria La Blanca. A Pulseira Turística custa 10 Euros e as crianças até 10 anos a entrada é gratuita. Você pode adquirir a pulseira em cada uma das Atrações. Caso não queira comprar a pulseira, cada atração cobra normalmente 2,80 Euros.
Estação de Trem de Toledo
A Estação de Trem já é uma atração turística. Já dá uma ideia do que vamos conhecer na cidade. Ela foi construída no estilo mudéjar com forte influência árabe. Em seu interior os vitrais também em estilo árabe chamam a atenção. A fachada do prédio é muito bonita e elegante com destaque para a torre do relógio.
Escadas Rolantes
Em Toledo, é possível ir caminhado até o centro antigo da cidade, onde estão localizados os principais pontos turísticos. É uma boa subida. Uma das maneiras mais rápidas e confortáveis de chegar ao centro histórico de Toledo é usar as escadas rolantes localizadas no Paseo de Recadero. A entrada das escadas fica ao lado da Puerta de Bisagra, na parte baixa da cidade. No final da subida você estará praticamente no centro. O uso das escadas é gratuito. Considero este trajeto uma atração turística, uma vez que as escadas passam por dentro das rochas. São 4 ou 5 lances de escadas. Nos descemos e subimos no mesmo momento. Valeu a experiência.
Alcázar
No ponto mais alto da cidade está um dos principais pontos turísticos de Toledo, o Alcázar ou Castelo de Toledo construído no século III. O antigo palácio romano foi durante séculos a residencial oficial de muito reis e imperadores. O prédio também, durante sua história teve muitas funcionalidades, como o quartel militar, a Academia de Infantaria e até a Prisão da Coroa. Hoje o palácio abriga o Museu do Exército.
Dica: O museu funciona das 10 horas às 17 horas e não abre nas segundas-feiras. O valor de entrada é 5€. Com carteirinha de estudante paga meia. O prédio merece ser visto de perto, a vista lá de cima vai compensar a subida.
Catedral de Toledo
Catedral de Toledo é considerada uma das mais importantes catedrais góticas da Espanha, foi construída entre os séculos XIII e XV. Atualmente é a sede da Arquidiocese de Toledo. A Igreja em estilo gótico, também possui elementos da arte mudejar, o que é típico da Espanha e da Península Ibérica. O seu interior é muito bonito, com suas capelas, um claustro imponente e obras de artistas espanhóis, como El Greco, Caravaggio e Goya.
Ponte de Alcântara
Foi construída durante o império romano e depois de inúmeras guerras ainda permanece intacta. O nome vem da influência do povo muçulmano que ocupou Espanha na época medieval. Tem uma porta em cada extremo da ponte, uma em estilo barroco, a outra foi feita pelos árabes. Já passou por várias reformas e hoje uma das principais formas de acesso à cidade.
Puerta de Bisagra
A cidade de Toledo é cercada por uma grande muralha, construída nas margens do Rio Tejo. A Puerta de Bisagra, de origem muçulmana, é a principal entrada da cidade. Ela é também a divisa entre a parte nova da cidade e a parte histórica. Destaque para imagens de Carlos V e anjos. Logo na entrada você encontrará o centro de informações turísticas da cidade.
Puerta del Sol
Puerta del Sol é a entrada mais antiga da cidade e foi construída no final do século XII. Devido as várias guerras a Puerta del sol teve que ser reconstruída no século XIV. Feita no estilo mudéjar, a porta tem típicos arcos de ferradura árabes em pedras e tijolos. O nome da Puerta é devido ao Sol, representado em um escudo triangular no medalhão central ao lado da Lua. Bem perto da Puerta estão a Igreja de São Tiago e a Mesquita Cristo de la Luz.
A Plaza de Zocodover
A Plaza de Zocodover é a principal e mais importante praça de Toledo. Na sua origem servia de palco para mercados e atos religiosos. Hoje a praça é considerada o centro de Toledo, rodeada de bares, restaurantes, lojas de artesanato e souvenir. Aproveita sua passagem por lá e prove o Mazapán, doce de amêndoas típico da região. Da praça também sai um trenzinho que faz um tour pelas redondezas. Num dos lados da praça você encontra o Arco de La Sangre, um enorme portal árabe, é fácil identifica-lo, já que ele possui um formato de buraco de fechadura. Ao ser cruzado, você encontra a estátua de Miguel de Cervantes, o escritor da famosa obra “Dom Quixote. Foto clássica!
Trenzinho turístico de Toledo
O trenzinho turístico é uma ótima alternativa para se conhecer parte das redondezas da praça Zocodover. Localizado na própria praça, ele faz um trajeto de aproximadamente 40 minutos com uma parada rápida no Mirador del Valle para as fotos. Boa parte do trajeto é fora do centro histórico, o que permite conhecer a cidade de ângulo diferente, rendendo ótimas vistas e fotos. O trenzinho sai a cada meia hora. Funciona todos dias das 10 horas às 20 horas e nos finais de semana até 22 horas. Adultos pagam 5,50 Euros e crianças até 7 anos pagam 2,60 Euros.
San Juan de Los Reyes
Monastério San Juan de Los Reyes, foi fundado pelos reis católicos da Espanha, Fernando de Aragão e Isabel de Castilla, para celebração do nascimento do filho, as comemorações da vitória da Batalha de Toro e para ser o mausoléu dos reis católicos. Porém, como a conquista de Granada foi mais importante, os reis foram enterrados na Catedral de Granada. Hoje o local funciona como igreja e a localização privilegiada no alto da colina torna a construção ainda mais imponente.
Sinagoga Santa Maria la Blanca
A sinagoga mais antiga de Toledo, foi construída no século XII em estilo mudéjar. O interior possui 5 naves separadas por pilares. No século XVI passou a ser um beatério para mulheres públicas arrependidas, principalmente prostitutas. Já no século XVIII funcionou como quartel de tropas da cidade. É finalmente no século XIX foi transformada em igreja católica. Hoje funciona como museu.
Mesquita Cristo de la Luz
Das dez mesquitas que existia na cidade, a única que ainda existente na cidade é a Mesquita Cristo de la Luz. Após a reconquista de Toledo, rei Alfonso VI cede o lugar aos Cavalheiros da Ordem de San Juan. Posteriormente passa ser conhecida como Ermita del Cristo de la Luz, por causa de um Cristo crucificado, que foi colocado e substituído depois por uma imagem da Virgem da Luz. O belo prédio é repleto de lendas e histórias do período medieval. Na calçada, bem em frente da mesquita, há um único paralelepípedo branco. Este paralelepípedo marca o local onde, de acordo com a lenda, durante a entrada das tropas do rei Alfonso VI em 1085, após a conquista da cidade, o cavalo de El Cid teria empacado sobre uma pedra branca. Quando o guerreiro entrou na mesquita, ele viu um brilho saindo de uma das paredes e ordenou que ela fosse escavada. Atrás dela havia um crucifixo e uma luz de lamparina acesa.
Igreja dos Jesuítas
Uma das principais atrações da cidade é a Igreja dos Jesuítas. É também o maior templo barroco da cidade e foi inspirada na Igreja Jesuíta de Gesú, em Roma. Foi fundada em 1602 e está localizada em um dos pontos mais altos da cidade. De suas torres você tem a melhor e mais completa vista panorâmica de Toledo. O barroco se faz presente de cada lado da nave central e faz dela um verdadeiro museu de escultura na narrativa da vida de Jesus.
Sinagoga del Tránsito
A Sinagoga del Tránsito está localizada no bairro judeu da cidade. Apesar de ser conhecida como Tránsito, o seu nome original é Sinagoga de Samuel ha Leví. A sinagoga é um excepcional exemplo da arte mudéjar. Foi construída entre os anos 1357 e 1363, conforme as inscrições estão no próprio prédio. Desde 1964, funciona na sinagoga o Museu Sefard, que conserva a cultura hispano-judia e sefardita.
A igreja de São Tomé
A Igreja do começo do século XIV chama a atenção por conter uma das obras primas de El Greco, O Enterro do Senhor de Orgaz. O trabalho foi encomendado ao pintor para homenagear o Senhor Orgaz (Gonzalo Ruiz de Toledo) que viveu no século XIV e era muito religioso e generoso. O destaque da igreja fica por conta de sua magnífica torre mudéjar.
Criado 1912, o museu é dedicado ao pintor e tem como finalidade demostrar a sociedade a personalidade de El Greco, assim como sua influência no mundo das artes. Instalado em um edifício renascentista com pátios e jardins mudéjares, o museu foi restaurado e está mobiliado com peças de época que reconstitui cotidiano do pintor. Doménikos Theotokópulos, mais conhecido como El Greco, é um símbolo da cidade de Toledo. Muito de seus trabalhos estão espalhados pela cidade. El Greco chegou em Toledo por volta de 1577 onde montou um ateliê e passou produzir quadros para igrejas, conventos e palácios.
Seguro viagem na Europa é obrigatório
SIM, o seguro viagem para a Europa é obrigatório e exige que haja uma cobertura médica mínima de 30 mil euros. Essa regra é válida para todos os países da Comunidade Europeia que fazem parte do Tratado Schengen.
Sempre que falamos de viagem internacional, ressaltamos a importância desse seguro. Além de ser a parte mais barata da viagem é muito importante que tenhamos esse seguro em uma emergência médica, odontológica e muito outros benefícios. Imagina se em uma viagem houver uma emergência e você nem imaginar o que fazer ou para onde ir e muitas vezes nem a língua do país que estamos, não falamos. É um risco que não vale a pena.
Mas quando falamos de obrigatoriedade, falamos de Europa. O restante do mundo, apesar de ser muito recomendado, não há essa obrigação.
O valor mínimo é de 30 mil Euros, mas se você tiver condições, é melhor fazer um mais alto. Serviços médicos não são baratos. Saiba mais aqui.
Conheça também esses Posts:
Comments