top of page

O que fazer em Madri

Atualizado: 20 de ago. de 2020

A cidade Madri é vibrante, linda e maravilhosa, onde o moderno e a história se misturam formando uma arquitetura fantástica. Definir o que conhecer na cidade vai depender do seu tempo de permanência e do seu gosto. São tantas as atrações que fica muito difícil escolher as prioridades. A seguir vou dividir com vocês o nosso roteiro, confesso que ficou apertado, mas conseguimos conhecer as melhores atrações. Estava muito frio e alguma atrações paramos somente para as fotos.


O Museu Nacional do Prado é o museu de arte mais famoso da cidade de Madri, e um dos mais importantes do mundo. Seu acervo reúne obras do século XVI ao XIX. O Prado conta com uma valiosa coleção de 8600 quadros e mais de 700 esculturas. Museu do Prado é a mais completa pinacoteca de arte espanhola e foi aberta ao público em 1819, por Fernando VII, para exibir a preciosa coleção da família real. Obras icônicas de Francisco Goya, Diego Velásquez e El Greco, como as disputadas Las Meninas, Maja Vestida e Maja Desnuda, O 3 de maio de 1808 em Madri e a Rendição de Breda, são alguns dos destaques. O museu está localizado num lugar privilegiado e é rodeado de árvores e monumentos; para quem gosta de arte é melhor dedicar pelo menos uma manhã para visitar as principais salas e ver as obras mais significativas.


Dica: Os horários do museu são: de segunda a sábado das 10 horas às 20 horas e aos domingos e feriados das 10 horas às 19 horas. Os horários de entrada gratuita são de segunda a sábado das 18 horas às 20 horas e aos domingos e feriados das 17 horas às 19 horas. A entrada para adultos custa 15 Euros, entrada geral + exemplar do Guia do Prado, 24 Euros. A entrada para maiores de 65 anos custa 7,50 Euros, para menores de 18 anos e estudantes a entrada é gratuita. Você pode chegar ao Prado de Metro, Linha 2 (Banco da Espanha) ou Linha 1 (Atocha). De ônibus linhas 9, 10, 14, 19, 27, 34, 37 e 45.

Plaza Mayor

A poucos metros da Puerta del Sol. Seguindo reto a rua da Mallorquina, a Calle de Postas, você encontrará a Praça Mayor, que é uma das praças mais importantes de Madri. A praça retangular está rodeada de todos os lados por edifícios de três andares, sua entrada só é possível através dos nove pórticos. Ao longo da praça existem ao todo 237 varandas. O seu pórtico mais conhecido é o Arco de Cuchilleros. Ao redor da praça estão a Casa de la Panadería e a Casa de la Carnicería. Uma praça histórica, local de grandes acontecimentos, como a Beatificação de São Isidro, as antigas touradas, o tribunal de inquisições e três grandes incêndios ao logo de sua história secular. Esses acontecimentos estão cuidadosamente estampados nos quatro grandes suportes para luz de ferro. Vale passar algum tempo na praça. Escolha um dos vários restaurantes, as mesas e cadeiras ficam ao ar livre, e deixe o tempo passar sem pressa.


A residência oficial dos reis da Espanha já não é mais habitada pela família real, mas já foi residência de vários monarcas. De Carlos III a Alfonso XIII, o espaço recebeu os representantes máximos da coroa e de outros países. Porém, o palácio ainda é usado para banquetes oficiais, cerimônias de estado e outros eventos importantes. É considerado o maior palácio real da Europa. Ao meio-dia, na primeira quarta-feira de cada mês (exceto em janeiro, agosto e setembro), ocorre o Relevo Solene da Guarda Real, uma cerimônia que reproduz a maneira como a troca de guarda era realizada no tempo dos reis Alfonso XII e Alfonso XIII.


Dica: A maneira mais fácil de chegar ao Palácio Real de Madri é usando o metrô. Com as linhas 5 ou 2, basta descer na estação “Ópera”, localizada a poucos metros da entrada do palácio. De ônibus, a região é servida pelas linhas 3, 25, 39 e 148. Para quem viaja de trem pode descer na estação Príncipe Pío e chegar ao Palácio atravessando os Jardins de Sabatini. O Palácio está aberto à visitação de segunda-feira a sábado, das 9:30 às 17 horas. Domingos e feriados, das 9 horas às 14 horas. Estrangeiros pagam 9 Euros pelo tour (paga-se só 1 Euro a mais para fazer o tour guiado).


Plaza de España

Vale ir pelo valor histórico e cultural. Ali tem esculturas que homenageiam o escritor Miguel de Cervantes, através de sua famosa personagem Dom Quixote. Cervantes e seus textos foram tão importantes, que no mundo todo, que o castelhano é chamado de a língua de Cervantes. A praça fica a menos de 5 minutos a pé do Palácio Real bem na saída da Granvia. De metrô, desça na estação Plaza de Espanha. A Praça poderá ser o seu ponto de partida para duas atrações ícones de Madri; O Templo de Debod e a charmosa Gran vía.


A cidade de Madri guarda um pedacinho do Egito. O Templo de Debod é um dos poucos testemunhos arquitetônicos egípcios completos que podem ser vistos fora do Egito. Localizado perto do centro de Madri, o Templo de Debod é uma construção egípcia de mais de 2.200 anos e foi doado para a Espanha pelo Estado Egípcio. Ao redor do templo foi construído um espelho d’água, simbolizando o Rio Nilo. Mas não é só por fora que o templo pode ser visto, você pode visitar também o seu interior.


Dica: A entrada é gratuita e com certeza é um programa que merece fazer parte do seu roteiro. A visita não é demorada, em uma hora é possível visitar o interior do templo e sua área externa. Se você estiver com tempo pode também passear pelo Parque del Oeste.


Gran via

Uma das principais avenidas de Madri, ela começa na Calle de Alcalá e termina na Plaza de España. Grandiosa, muito bem arquitetada, bem sinalizada, liga importantes regiões da cidade. São diversas opções de lojas de roupas, calçados, acessórios, produtos de beleza e artigos para casa, desde as que oferecem preços populares até as grandes marcas de luxo. Em seu centro ela cruza com a via Passeio de Gracia. Na Gran Via é também possível ver alguns edifícios muito importantes e históricos, como o Edifício da Telefônica e o Edifício Metrópolis. Um dos maiores destaques da Gran Via para compras é a Primark. Apesar de haver várias lojas da rede espalhadas por Madri, a Primark Gran Via é a maior da Espanha e uma das maiores do mundo. Você irá se surpreender com os 12 mil m² divididos em 5 andares. Não preciso nem falar que a Patricia e a Maria Eduarda não queriam sair mais da loja.


Puerta del Sol
Oso y el Madroño (O urso e a árvore) que simboliza o escudo de armas oficial de Madri.
Oso y el Madroño (O urso e a árvore)

Uma das principais praças da cidade. Na sua origem era um dos acessos ao muro que rodeava Madrid no século XV. O nome da porta provém de um sol que adornava a entrada, colocado ali pelo fato de a porta estar orientada ao leste. Marco zero das estradas espanholas. Lá está a estátua do Oso y el Madroño (O urso e a árvore) que simboliza o escudo de armas oficial de Madri, e é o símbolo da cidade. Um dos destaques da praça é a Casa de Correios, que hoje abriga o governo regional. Um verdadeiro centro comercial. A Puerta está sempre muito movimentada, ponto de encontro para os madrilenhos e turistas. Local estratégico para começar seu roteiro. Muito das atrações de Madri estão próximo à praça.


Um dos principais símbolos de Madri. O monumento é constituído por duas portas retangulares e três arcos. Ele fica na Praça da Independência que é cortada pela Calle de Alcalá e Alfonso XII. O Rei Carlos III queria a construção de uma grande porta para substituir uma pequena porta barroca do século XVI. O arquiteto responsável foi italiano Francesco Sabatini, A construção da porta levou nove anos, e foi finalmente concluída em 1778. No século XIX, a Puerta de Alcalá foi realocada para a Praça Independência. A Puerta de Alcalá fica próxima de importantes pontos turísticos da capital, como a Plaza de Cibeles e o Parque Del Retiro. Vale ótimas fotos, de dia ou noite.


Plaza de Cibeles

O nome original da Plaza de Cibeles era Plaza de Madrid, mas em 1900 a prefeitura trocou seu nome para Plaza de Castelar, e mais tarde para atual Plaza de Cibeles. Ao redor da praça estão o Banco da Espanha, o Palácio de Buenavista, o Palácio de Linares e o Palácio de Cibeles. No centro da praça está a fonte que foi projetada por Ventura Rodriguez, destaque para Cibele, a deusa romana da fertilidade que é símbolo da natureza e da abundância, conduzindo sua carruagem puxada por dois leões. Um dos grandes pontos de encontro da cidade de Madri. Cibelles é mágica, seja de dia ou de noite, sua fonte é magnífica. Além disto, ali a torcida do Real Madrid comemora as grandes conquistas. A Praça fica entre o Paseo del Prado e a Calle Alcalá.


Dica: Para chegar você pode usar o metro linha 2 Banco da Espanha ou os ônibus 1, 2, 9, 10, 15, 20, 34, 51, 52, 53, 74, 146, 202 e 203.


Seus 125 hectares e suas 15 000 árvores proporcionam um refúgio verde no centro de Madri, um dos lugares mais lindos dessa cidade. Criado entre 1630 e 1640, o parque reúne estátuas, fontes e monumentos comemorativos e um museu de escultura ao ar livre. Dentro do Parque del Retiro estão o Palácio de Valázquez e o Palácio de Cristal. Este último é belíssimo. Destaque também para o Lago Grande, onde é possível alugar barcos à remo. O Parque do Retiro segue paralelo ao Paseo del Prado por vários quarteirões. Então você pode combinar o passeio com qualquer um dos grandes museus da cidade de Madri: Reina Sofia, Caixa Fórum, Museu do Prado e Thyssen-Bornemisza.


Dica: Aberto todos os dias nos meses de outubro a março, das 06 horas às 22 horas e de abril a setembro, das 06 horas às 24 horas. Endereço: Plaza de La Independência, 7 28014. Metro: Linha 2 Retiro. Ônibus: 1, 2, 9, 14, 15, 19, 20, 26, 28, 32, 51, 52, 61, 63, 74, 146, 152, 202, C1, C2


Foi inaugurada a 17 de junho de 1931, com o nome de Praça de Las Ventas del Espíritu Santo, por ser o nome do local onde se encontrava. A Monumental Praça de Las Ventas tem capacidade para 23 798 expectadores e é uma arena de 60 m de diâmetro, é a maior da Espanha e a terceira maior do mundo, ficando somente atrás do México e de Valencia na Venezuela. Foi construída em estilo neomudéjar, típico da península ibérica, com tijolos vermelhos à vista.


Dica: Você pode fazer uma visita turística com um áudio guia, disponível em 10 idiomas, inclusive português. O tour está disponível todos os dias do ano, e as entradas podem ser adquiridas diretamente na bilheteira da praça. Ela fica na Calle de Alcalá, 237 28028. Você pode pegar as linhas L2 e L5 do Metro e descer na estação Ventas ou ir de ônibus, linhas 12, 21, 38, 53, 74, 106, 110, 146, 210, N5, N7. Confira os preços aqui.


Casa de Campo

A Casa de Campo é o maior parque público de Madri, com uma extensão de 1.700 hectares supera em cinco vezes o tamanho do Central Park de Nova York e em sete vezes o parque Hyde Park de Londres. Está localizado na zona oeste da cidade, colado no bairro de La Latina. Casa de Campo acolhe diferentes instalações, como o Parque de Atrações, o Zoológico, o pavilhão multiusos Madrid Arena, o Teleférico e o Clube de Campo. O ideal para conhecer o parque sem pressa é utilizando o teleférico que leva os passageiros até um bar-restaurante localizado na parte mais alta do parque. O trajeto dura 11 minutos com incrível vista do parque, do Rio Manzanares, da Catedral de Almudena e muitos outros. Rende ótimas fotos.


Dica: Do Templo de Debod, caminhando uns 10 minutos você chega a estação do teleférico. A tarifa custa 5,90 Euros ida e volta. Endereço: Paseo Pintor Rosales s/n 28011. Para chegar de Metro linhas L3, L4 e L6 (Arguelles), Linha 10 (Batán) e Linha 10 (Lago). De ônibus linhas 21 e 74.


Seguro viagem na Europa é obrigatório


SIM, o seguro viagem para a Europa é obrigatório e exige que haja uma cobertura médica mínima de 30 mil euros. Essa regra é válida para todos os países da Comunidade Europeia que fazem parte do Tratado Schengen.


Sempre que falamos de viagem internacional, ressaltamos a importância desse seguro. Além de ser a parte mais barata da viagem é muito importante que tenhamos esse seguro em uma emergência médica, odontológica e muito outros benefícios. Imagina se em uma viagem houver uma emergência e você nem imaginar o que fazer ou para onde ir e muitas vezes nem a língua do país que estamos, não falamos. É um risco que não vale a pena.

Mas quando falamos de obrigatoriedade, falamos de Europa. O restante do mundo, apesar de ser muito recomendado, não há essa obrigação.

O valor mínimo é de 30 mil Euros, mas se você tiver condições, é melhor fazer um mais alto. Serviços médicos não são baratos. Saiba mais aqui.


Conheça também esses Post da Espanha:

Comments


Quem somos
IMG_3958.JPG

Alfredo Zahal, carioca, 59 anos, historiador, Professor de História e Corretor de Seguros. Viajar deve fazer parte da história de cada um. Minhas cidades preferidas são NY, Lisboa e Roma.

IMG_6467.JPG

Patricia Zahal, admistradora de empresas e agente de viagens. Minhas paixões são: viajar, cozinhar e minha família. 

IMG_2440.JPG

Viajamos em família desde que Maria Eduarda tinha 2 anos de idade. Sempre curtiu muito nossas aventuras.

bottom of page