Pisa está Localizada ao lado da costa ocidental italiana, na região da Toscana. Cidade natal do físico e astrônomo Galileu Galilei, mas ela é mundialmente famosa por conta de sua torre inclinada que muito desafia os cientista e engenheiros.
A cidade de pisa fica a 85 Km de distância de Florença, a proximidade é perfeita para um bate e volta. Foi que fizemos. O principal ponto de interesse da cidade é a Piazza dei Miracoli, onde se encontra a famosa torre. Facilmente você conhece tudo em uma manhã ou tarde. Se estiver com tempo ainda pode dar uma paradinha na cidade Lucca, bem no caminho de Florença. Tenho certeza que você ficará encantado com o lugar e principalmente com a torre inclinada. Linda! Tenho certeza também que você vai tirar aquela foto clássica tentado escorar a torre. Muito bom!
Como chegar a Pisa
A forma mais rápida de chegar a cidade é de carro ou de trem. Nós fomos de carro, a gente já havia alugado um para rodar pela Toscana. A viagem dura em média uma hora. A estrada é muito boa. Com o carro você pode estacionar muito próximo do complexo da torre. Tem muita disponibilidade de vagas ao longo das ruas em torno. A outra vantagem do carro é que você faz uma parada rápida na cidade Lucca, bem no caminho de Florença.
O trajeto de trem entre Florença e Pisa dura entre 50 e 70 minutos e o preço é a partir de 8,40 euros por trajeto. A estação de trem mais próxima da Torre de Pisa é Pisa S. Rossore. Apenas 5 minutos caminhando.
São dois tipos de trem que fazem o trajeto de Florença para Pisa. O Regionale que chega direto na estação S. Rossore e o Regionale Veloce que chega na estação Pisa Centrale, um pouco mais distante do complexo da torre.
Piazza dei Miracoli
A praça abriga a Catedral de Pisa, o Campanário, o Batistério, o Camposanto ou cemitério monumental, o Museo delle Sinopie e o Museo dell’Opera del Duomo. Todo o complexo foi declarado Patrimônio da Humanidade pela Unesco em 1987.
Torre de Pisa - Campanário
A Torre de Pisa foi construída originalmente para abrigar os sinos da Catedral de Pisa. O campanário começou a ser construído no final século XII e só foi terminado 200 anos depois. As obras pararam por diversas vezes devido às guerras. A torre possui 56 metros de altura dividida em oito andares. Pesa aproximadamente 15 mil toneladas. A torre abriga 7 sinos que correspondem às notas musicais. Cada sino tem um peso especifico. O mais leve pesa 300 Kg e o mais pesado pesa 3.600 Kg.
A inclinação da Torre de Pisa ocorreu devido à falta de estabilidade do terreno argiloso. A inclinação chegou a 5,5 graus em 2001. Com as últimas obras para estabilizar a torre, ela retornou a 3,99 graus. O fato da torre nunca ter caído sempre intrigou engenheiros, arquitetos e cientista. Para se ter uma ideia, a torre ainda passou ilesa por quatro terremotos. O mais importante é que ela está lá, linda e soberana.
Para subir na torre é preciso comprar ingresso com antecedência e com horário marcado. Chegue meia hora antes para deixar seus objetos pessoais no guarda-volumes. A subida é limitada a 30 pessoas por vez. Para evitar problemas não perca o seu horário.
Tenha em mente que a subida é feita por uma escada em espiral inclinada. São 215 degraus. Lá de cima você terá uma linda vista de parte da cidade e do complexo da torre.
Os ingressos com hora marcada você pode compra no site da Opapisa. O ingresso gira em torno de 18 euros. Compre com antecedência para evitar que não tenha o horário para o dia de sua viagem. A entrada no complexo é gratuita. Você pode comprar ingressos para cada atração. O ingresso de qualquer atração te dá direito a entrar na catedral.
A Catedral de Pisa é a sede da Arquidiocese de Pisa. Sua construção data do século XI. A monumental igreja segue o estilo romântico da Toscana. Ela é toda revestida em mármore branco. Como acontece com as igrejas da região, o seu interior, também trabalhado em mármore, desta vez em mármore branco e preto, conta com muitos detalhes em ouro, além muitas esculturas.
Um dos destaques do interior da igreja é o púlpito de oito lados de Giovanni Pisano, sustentado por colunas e por estátuas que simbolizam as virtudes, um ótimo exemplo da escultura gótica italiana.
No lado da catedral, que fica de frente para Cemitério Monumental, em uma das colunas de mármore, você verá uma serie de marcas na pedra. Elas são chamadas de As Garras do Diabo. Diz a lenda as marcas foram deixadas pelo diabo, na tentativa de parar a construção da igreja.
O batistério é em homenagem à São João Batista. Sua construção foi iniciada no século XII. A cúpula possui mais de 54 metros de altura e sua circunferência tem 107 metros. Ele é considerado o maior batistério da Europa. O prédio segue a mesma linha arquitetônica da catedral, já na parte interna segue o mesmo estilo da torre. Podemos destacar no interior a fonte batismal, obra de Guido Gigarelli e o púlpito criado por Nicola Pisano.
O batistério de Pisa possui uma acústica perfeita. Se tiver sorte você poderá assistir uma apresentação dos funcionários. Eles fazem alguns sons provocando a expansão dos ecos.
O Cemitério Monumental – Camposanto
O Camposanto é o cemitério monumental. Foi o último monumento a ser construído na Piazza dei Miracoli. Ele é formado por quatro enormes corredores brancos, com as paredes que dão para o jardim central com janelas abertas em estilo gótico. Seu formato lembra muito aqueles jardins internos dos palácios.
O monumento foi construído para abrigar os túmulos que ficavam espalhados ao redor da catedral. Dizem que foram trazidas terras santas do Monte Calvário e que elas foram espalhadas pelo cemitério. A atração é a menos visitada do complexo, mas se tiver tempo, entre aprecie as esculturas, as pinturas e túmulos. O ingresso custa 7 euros.
Os museus da Piazza dei Miracoli
O Museo delle Sinopie foi criado para guardar e preservar os desenhos e rascunhos dos afrescos do cemitério monumental. O interior do museu se contrapõe a arquitetura medieval dos outros prédios do complexo. A estrutura do lugar é composta de um sistema de plataformas metálicas interligadas com diferentes alturas.
O outro museu do complexo é o Museo dell’Opera del Duomo. O espaço foi criado para guardar e preservar as esculturas que anteriormente ficavam espalhadas pela Piazza dei Miracoli e principalmente as obras de maior valor que ficavam na Catedral.
Pit Stop em Lucca
Como falei anteriormente se estiver de carro não deixe de dar uma passada na cidade de Lucca. Ela fica praticamente no caminho para Pisa. Saindo de Florença pegue a rodovia A11 e depois a E76. As estradas são ótimas, seguras e bem sinalizadas. Não tem erro, não tem como se perder.
Ao chegar na cidade muito cuidado com as zonas chamadas ZLT. São áreas da cidade que a permissão para circular de carro só é permitida para moradores. Fomos premiados com uma multa destas lá em Florença. A dica é estacionar fora da cidade, de preferência em frente ao portal principal da cidade.
A cidade de Lucca é pequena, compacta e muito bonita. Ela ainda está protegida e cercada por suas enormes muralhas.
A subida na muralha é permitida e a entrada é gratuita. Andar sobre as muralhas é um passeio muito agradável. Se Lucca não estiver no seu roteiro, não pense duas vezes, a cidade merece uma parada rápida. Como nosso tempo estava muito apertado, decidimos não fazer aquele passeio de turistão, visitando todas as atrações e tirando foto de tudo, pois o meu interesse maior na cidade era conhecer a famosa muralha da cidade.
Seguro de viagem na Europa é obrigatório ?
Sim, o seguro viagem para a Europa é obrigatório e exige que haja uma cobertura médica mínima de 30 mil euros. Essa regra é válida para todos os países da Comunidade Europeia que fazem parte do Tratado Schengen.
Sempre que falamos de viagem internacional, ressaltamos a importância desse seguro. Além de ser a parte mais barata da viagem é muito importante que tenhamos esse seguro em uma emergência médica, odontológica e muito outros benefícios. Imagina se em uma viagem houver uma emergência e você nem imaginar o que fazer ou para onde ir e muitas vezes nem a língua do país que estamos, não falamos. É um risco que não vale a pena.
Mas quando falamos de obrigatoriedade, falamos de Europa. O restante do mundo, apesar de ser muito recomendado, não há essa obrigação.
O valor mínimo é de 30 mil Euros, mas se você tiver condições, é melhor fazer um mais alto. Serviços médicos não são baratos. Saiba mais aqui.
Veja também:
Comments