Uma das maiores dúvidas de quem chega numa determinada cidade é com relação a locomoção. São perguntas frequentes que fazemos antes de viajar, alugo ou não um carro, por exemplo. Darei aqui algumas dicas e como você poderá se locomover na cidade Berlim. Já adianto que alugar um carro é desnecessário, a cidade de Berlim é muito bem servida de transporte público.
O transporte em Berlim é muito fácil de usar. Você pode chegar em qualquer lugar da cidade com apenas um ticket, pois o metrô, trem, ônibus e o tram são interligados. O sistema é composto pelo U-Bahn (Metrô) são 10 linhas, S-Bahn (Trem) são 15 linhas, bondinhos (tram) são 22 linhas e mais de 100 linhas de ônibus.
Os bilhetes avulsos podem ser comprados nas máquinas automáticas encontradas nas estações do metrô e dentro dos bondes. Nos ônibus o bilhete é comprado diretamente com o motorista. Atenção! Os bilhetes precisam ser validados nas máquinas amarelas antes de embarcar. No caso do ônibus e do bonde a validação é feita dentro do próprio transporte. O preço de uma viagem simples, válida para as zonas A e B, com intervalo máximo de duas horas, custa 2,40 Euros (adultos) e 1,50 Euros (6 a 14 anos). O tíquete 24 horas para as áreas A, B e C custa 7 Euros (adultos) e 5,20 Euros (6 a 14 anos).
Em Berlim não há necessidade de estender a mão para o ônibus parar. O motorista para em todos pontos, basta ter gente esperando. Em todas as paradas você encontra informações dos ônibus que passam ali e seus itinerários. Nas paradas tem um letreiro informando quanto tempo falta para cada ônibus chegar naquele ponto, detalhe que nunca atrasa. O ponto de ônibus é identificado com um “H” verde sobre um círculo amarelo.
Vai uma dica, você pode fazer um passeio turístico por Berlim pegando o ônibus da linha 100 e percorrer toda a extensão da linha (que é circular). Ele percorre todo o centro da cidade, passando por quase todos os pontos turísticos de Berlim. E, para variar um pouquinho este roteiro único, o ônibus da linha 200 faz um roteiro alternativo, mais amplo, que abrange algumas outras áreas.
O metrô de Berlim (U-Bahn) começou a ser construído em 1902 e hoje é considerado um dos mais eficientes da Europa, o que faz com que os deslocamentos sejam rápidos, seguros e precisos. O metrô de Berlim é composto por 10 linhas identificada por um número e uma cor. Normalmente o metrô de Berlim funciona das 4:30 horas às 00:30 horas, com uma frequência entre os trens em torno de 3 a 5 minutos nos horários de pico e uma frequência um pouco maior durante o resto do dia. Nas sextas, sábados, domingos e feriados, a maior parte das linhas funciona praticamente a noite inteira. Atenção! As portas do metrô não se abrem automaticamente. Você precisa apertar um botão ou alavanca para abrir a porta, mas espere o trem parar. São 150 km de extensão divididos em zonas tarifárias. A zona A é a central e onde estão localizadas as principais atrações turísticas; a zona B é onde se encontra o aeroporto Tegel e a zona C que atende os arredores da cidade, onde se localiza o aeroporto de Schönefeld. Acesse o mapa.
Trem
O trem identificado como S-Bahn é um sistema de transporte urbano formado por trens metropolitanos que circulam ao longo de 15 linhas. Além se locomover pelo centro da cidade, o S-Bahn é utilizado para chegar a algumas atrações fora de Berlim, como o Campo de Concentração de Sachsenhausen, na região de Oranienburg. O horário de funcionamento é normalmente entre 4:30 horas até as 00:30 horas. Nas sextas, sábados, domingos e feriados, os trens operam toda a noite na maioria das linhas. A frequência é aproximadamente de 10 minutos no horário de pico e entre 10 e 20 minutos no restante do dia. Durante a noite, os trens costumam passar a cada 30 minutos.
A maior diferença entre U e S é que o U-Bahn circula somente dentro de Berlim, enquanto o S-Bahn vai além dos limites da cidade. Ambos os sistemas são operados por empresas diferentes, o U-Bahn pela BVG e o S-Bahn pela Deutsche Bahn, a mesma que opera os trens em toda Alemanha.
O bonde de Berlim (tram) é composto por 22 linhas e conta com quase 400 estações, o que faz dele um dos sistemas mais extensos da Europa. Ele foi o meio de transporte mais desenvolvido e usado na Berlim Oriental durante a Guerra Fria. Os bondinhos do tram circulam sobre trilhos pelas ruas e as suas linhas circulam em sua grande maioria na parte leste da cidade. Tome muito cuidado ao atravessar as ruas, principalmente no cetro de Berlim, os bondes passam por elas a todo momento. Veja o mapa.
Trem para outras cidade e países
Muitas vezes quando fazemos um deslocamento de uma cidade para outra ou de uma país para outro, sempre vem aquela dúvida, avião ou trem. Posso afirmar com toda certeza que o trem é a melhor forma. Todos os nossos deslocamentos pelo Leste Europeu fizemos de trem. Nossa escolha não poderia sido melhor. A viagem de trem é tudo de bom. Viagem rápida, estação no centro da cidade, não tem que esperar para pegar as malas e as estações são conectadas com o Metrô.
O sistema realmente é muito simples e descomplicado. Nas estações existem letreiros contendo todas as informações dos horários e destinos. Uma vez chegando numa estação, você pode chegar uns 30 minutos antes sem problema, verifique no letreiro o número de seu trem, hora da chegada, destino e a plataforma de embarque. Em seguida se dirija a plataforma e espere pelo seu trem. Normalmente você não precisa mostrar sua passagem para ninguém antes do embarque. Seu trem vai chegar rigorosamente no horário, localize seu vagão e sua poltrona. As malas não precisam ser despachadas, elas viajam com você. As mesmas podem ficar no compartimento acima das poltronas e as maiores podem ficar num compartimento na entrada do vagão.
Guarde sua passagem, durante a viagem um fiscal passará para a conferência. O ideal e que se compre as passagens antecipadamente, normalmente as empresas oferecem descontos e promoções. Antes de concretizar as compras, verifique com cuidado o tempo de viagem de cada trem, existem linhas rápidas e aquela mais demoradas. Você consegue comprar via internet muito facilmente. Geralmente os Sites das companhias de trem são muito fácil de manusear. No caso da Alemanha a companhia do país é a Deutsche Bahn. Esta disponibiliza a compra de passagem em até 60 dias antes da data de sua viagem.
Alguns avisos importantes: Fique de olho nas suas malas quando o trem fizer uma parada durante o trajeto; não troque de poltrona, fique na sua mesma; guarde sua passagem; não aceite ajuda de pessoas estranhas e não identificadas nas estações para carregar as malas. Se você tiver que fazer uma baldeação e o horários for de 10 minutos, por exemplo, entre um trem e o outro, não se preocupe, os trens não atrasam e eles vão parar na mesma plataforma, é só descer embarcar no outro, simples assim.
Bicicleta
A bicicleta é muito utilizada cidade, mas vai depender muito das condições do tempo. Berlim é muito organizada e oferece muitas ciclovias. Você encontra vários passeios de bicicletas para turistas e várias opções de aluguel de bicicletas espalhadas pela cidade. Elas são uma forma saudável e ecologicamente correta de se locomover. Ideal para os dias mais quentes. Em determinados horários, você pode levar as bicicletas no metrô e nos trens, mediante pagamento de taxas extras.
Seguro viagem na Europa é obrigatório ?
SIM, o seguro viagem para a Europa é obrigatório e exige que haja uma cobertura médica mínima de 30 mil euros. Essa regra é válida para todos os países da Comunidade Europeia que fazem parte do Tratado Schengen.
Sempre que falamos de viagem internacional, ressaltamos a importância desse seguro. Além de ser a parte mais barata da viagem é muito importante que tenhamos esse seguro em uma emergência médica, odontológica e muito outros benefícios. Imagina se em uma viagem houver uma emergência e você nem imaginar o que fazer ou para onde ir e muitas vezes nem a língua do país que estamos, não falamos. É um risco que não vale a pena.
Mas quando falamos de obrigatoriedade, falamos de Europa. O restante do mundo, apesar de ser muito recomendado, não há essa obrigação.
O valor mínimo é de 30 mil Euros, mas se você tiver condições, é melhor fazer um mais alto. Serviços médicos não são baratos. Saiba mais aqui.
Conheça também esses Posts:
Comments