Argentina sempre esteve em pauta quando se fala em países vizinhos. O futebol ajudou muito esta proximidade entre Brazucas e Hermanos. Esta rivalidade, de uma certa forma, ajuda a manter o Brasil e Argentina muito mais perto do que a gente imagina.
Este país fica localizado na América do Sul, faz divisa também com o Brasil. É conhecido pelo futebol, tango, carnes saborosas, empanada e muito mais. Sua capital é Bueno Aires.
Fizemos uma parada rápida em Buenos Aires e ficamos 3 dias na cidade e de lá seguimos para Santiago no Chile. Apesar de estar bastante frio, pois era agosto, conseguimos conhecer bastante coisa. A cidade é muito bonita, limpa e organizada, confesso que superou nossas expectativas.
A nossa escolha pelo bairro da Recoleta para ficar hospedado foi muito acertada, o bairro tem de tudo. Na verdade, Buenos Aires merece mais dias do que ficamos, tem muita coisa para fazer e conhecer. Preciso confessar também que em geral os portenhos nos receberam e nos trataram muito bem.
A cidade possui 2 aeroportos, Aeroporto Internacional Ministro Pistarini, mais conhecido como Aeroporto de Ezeiza, a 30 km do centro e um pequeno e mais centralizado, conhecido como Aeroparque (AEP).
Buenos Aires possui um sistema de metrô bastante eficiente (mapa no final da post). São seis linhas que atendem os principais bairros da cidade. Caso decida se deslocar pela cidade de metrô é o ideal é comprar o cartão SUBE, disponível nas estações. Caso prefira utilizar o ônibus fique tranquilo, o sistema de ônibus é organizado e funciona 24 horas por dia. Decidimos utilizar o ônibus turístico, o conhecido sistema Hop On Hop Off. Sempre optamos por este tipo de transporte, pois em geral eles sempre passam nos principais pontos turísticos da cidade. Segue algumas dicas de lugares para visitar.
Casa Rosada
A Casa Rosada é sem dúvidas um dos prédios mais bonitos de Buenos Aires. O prédio foi o centro de importante decisões políticas e históricas da argentina e hoje é sede do governo da Argentina. Um dos momentos mais emblemáticos podemos citar os discursos de Evita Perón, uma das mais populares personalidades argentinas.
Ela fica localizada em frente à principal praça da cidade, Plaza de Mayo, muito bonita por sinal, local de importantes manifestações políticas do povo argentino.
Puerto Madero
O Puerto Madero é o antigo porto da cidade, que em um grande projeto de revitalização transformou o lugar num dos pontos mais frequentados pelos visitantes e pelos moradores devido ao seu cais, restaurantes especializados em carnes maravilhosos e vários bares e lanchonetes. Tivemos o prazer de conhecer o conceituado restaurante Siga La Vaca.
Os lindos prédios abrigam apartamentos de alto padrão e grandes multinacionais.
O grande destaque de Porto Madero é a belíssima Puente de la Mujer. Ela foi idealizada pelo arquiteto francês Santiago Calatrava, o mesmo que criou o Museu do Amanhã, no Rio de Janeiro. O design da ponte faz referência a um casal dançando tango. Bem legal.
Fragata Sarmiento
Outra atração é o Fragata Sarmiento - uma embarcação construída na Inglaterra por volta do ano 1898 que foi o primeiro navio-escola da Argentina. Esta embarcação fez 37 voltas ao mundo e atualmente se tornou um museu flutuante e um grande atrativos para belas fotos.
Caminito
É uma rua localizada no bairro de La Boca que fica a cerca de 5 km da Plaza de Mayo. O lugar se deu pela chegada dos imigrantes genovês e italianos de origem mais simples. O Caminito possui uma arquitetura singular e inusitada com diversas manifestações culturais. Muitas das casas preservam sua estrutura original de lata e coloridas.
O lugar tem fama de ser perigoso, mas pelo fato de ser considerado um lugar histórico, o Caminito vem aos poucos se tornando cada vez mais seguro. Ele vem se firmando como um ponto cultural importante para o turismo da cidade. O local oferece hoje muitas opções gastronômicas. Pelas suas principais ruas é bem comum a gente ver apresentações de artistas de rua, principalmente casais dançando tango que é a marca do povo argentino.
Para quem quer conhecer mais, tem até visita guiada pela região. Realizadas pela prefeitura todas às sexta-feiras, basta perguntar no Centro Turístico na Av. Don Pedro de Mendonza, 1.900.
La Bombonera e o Monumental de Núñez
O Boca Juniors é um dos clubes mais populares da Argentina e um dos clubes mais conhecidos do mundo. O seu estádio La Bombonera que foi inaugurado em 1940, fica localizado no bairro La Boca. Ele possui uma estrutura em forma de ferradura e tem capacidade para 54 mil pessoas. O arquiteto que projetou o estádio, Viktor Sulcic, comparou a forma inclinada das arquibancadas e a proximidade com campo de jogo com uma caixa de chocolates (bombones), daí o nome "La Bombonera".
O complexo esportivo do Boca Juniors possui um museu localizado ao lado do estádio. O Museu da Paixão Boquense é uma boa maneira de conhecer um pouco mais da história do Boca. Para os amantes do futebol a visita é obrigatória. Você pode visitar o estádio e museu segunda a domingo das 10 horas às 18 horas.
Dica: O estádio fica localizado na Brandsen 805, La Boca, Buenos Aires. Para chegar de ônibus é só pegar uma das linhas 10, 20, 22, 24, 25, 29, 33, 39, 46, 53, 54, 64, 70, 74, 86, 93, 102, 129, 130, 152, 159, 168.
Se você o prefere o arquirrival do Boca, então não deixe de visitar o River Plate. O Club Atlético River Plate foi fundado no dia 25 de maio de 1901 e é considerado o time da elite portenha. O estádio do River está localizado no bairro Belgramo.
O Monumental Antonio Vespucio Liberti, popularmente chamado Monumental de Núñez, é o maior estádio de futebol da argentina. Local de grandes conquistas do River e da seleção argentina. Talvez o seu jogo mais importante tenha sido em 1978 quando houve a final da Copa do mundo entre Argentina e Holanda.
Milhares de torcedores presenciaram a seleção argentina se consagrar campeã do mundo pela primeira vez. Você pode fazer uma visita ao Museu do Monumental e também uma visita guiada pelas dependências do estádio.
Floralis Genérica
A Floralis fica localizada na Plaza de las Naciones Unidas, na Avenida Figueroa Alcorta. A imensa escultura de 23 metros de altura é obra do arquiteto argentino Eduardo Catalano. Feita toda em aço inoxidável e alumínio, pesa por volta de 18 toneladas.
A escultura tem um sistema hidráulico que permite abrir suas pétalas de dia e fechá-las ao anoitecer. Bem bacana e diferente. O monumento foi inaugurado em 13 de abril de 2002. O nome, Floralis Genérica, é uma referência a todas as flores. O parque onde ela está localizada fica ao lado da faculdade de direito da Universidade de Buenos Aires. O lugar é ideal para caminhar e descansar. Faça uma visita à noite para ver a escultura toda iluminada.
Recoleta
O bairro da Recoleta é muito sofisticado e tem grande interesse histórico, turístico, cultural e sobretudo pela sua arquitetura. Foi a nossa escolha para ficarmos hospedado e recomendamos muito ficar nesta região, pois tem de tudo um pouco neste bairro ícone de Buenos Aires.
Este bairro se originou com a chegada da Ordem Franciscana e ali, ainda no começo do século XVIII, construíram o Convento dos Padres Recoletos.
O bairro, que tem a predominância residencial, possui uma arquitetura bastante influenciada pelo modelo europeu e ao mesmo tempo, oferece uma grande quantidade de pontos turísticos, culturais, grande diversidade gastronômica e lindas áreas verdes. Recoleta é um dos lugares mais agradáveis de Buenos Aires.
Entre as atrações turísticas do bairro podemos citar:
Livraria El Ateneo - considerada a maior da América do Sul com uma coleção de mais 120 mil exemplares. Moradores a consideram a mais bonita da cidade, sobretudo pelo seu interior, ela está situada num prédio lindíssimo. As estruturas do antigo teatro com sua arquitetura rústica e sua decoração requintada, realmente cria um lugar singular e esplêndido. Site
Biblioteca Nacional - localizada na Aguero 2502 num lindo prédio que ainda oferece uma ótima vista do bairro. Para os amantes dos museus o bairro oferece o Museu de Arte Latino-Americano, MALBA, localizado na Avenida Pres. Figueroa Alcorta 3415 e o Museu nacional de Artes Localizado na Av. Del Libertador 1573.
Cemitério da Recoleta - este cemitério é o mais emblemático e o mais famoso. Ele é a grande atração e o mais visitado da cidade. De fora, às vezes nem parece um cemitério. O destaque é a grande quantidade de mausoléus, eles são magníficos e imponentes, neles descansam uma imensa quantidade de personalidades importantes da Argentina, entre eles presidentes, artistas, escritores e políticos.
Um dos mais visitados é o mausoléu de Eva Perón.
No bairro ainda está localizada a Floralis Genérica, da qual já falamos anteriormente.
Jardim Japonês
O Jardim Japonês fica localizado no Parque 3 de fevereiro no bairro de Palermo que é dos bairros mais sofisticado da cidade. O jardim foi construído quando o príncipe herdeiro japonês, Akihito e sua esposa Michiko o visitou em 1967. O jardim japonês de Buenos Aires é um dos maiores jardins deste estilo fora do Japão. Se as fotos já são extraordinárias, imagina ao vivo. Vale muito a pena passar por lá. Site
Como qualquer jardim japonês, o de Buenos Aires possui uma imensa variedade de plantas vindas do Japão, vários lagos e aquelas pontes características destes tipos de jardins. O lugar é administrado pela Fundação Cultural Argentina-Japonesa. Além da sua beleza, o lugar ainda possui uma biblioteca temática japonesa, um restaurante e claro, uma casa de chá.
Dica: Localizado na Avenida Figueroa Alcorta e Avenida Casares. Aberto diariamente das 10 horas às 18 horas. O ingresso fica em torno de 50 pesos, mas crianças e idosos acima de 65 anos não pagam. Para chegar de ônibus pegue uma das linhas 15, 37, 59, 60, 67, 93, 95, 102, 108, 118, 128, 130, 141, 160 e 188.
Churrasco e Tango
Sem dúvida nenhuma, dois símbolos que eu considero nacionais, o churrasco e o tango. Eles são obrigatórios e imperdíveis. Ainda digo mais, se você for a Buenos Aires e não comer um autêntico churrasco e não assistir uma apresentação de tango, você não foi a Buenos Aires.
Para comer um autêntico churrasco argentino escolhemos o restaurante Siga la Vaca localizado no Puerto Madero. O Siga La Vaca é uma típica churrascaria portenha. Você vai até imensa grelha lotada de todo tipo de carne e escolhe a seu gosto. O preço é por pessoa e o valor pago é único. No serviço está incluído acompanhamentos, bebidas e sobremesas. Como gosto muito de carnes sou suspeito para falar, mas afirmo que foi tudo de bom, uma delícia.
Assistir a um show de tango é obrigatório quando se visita Buenos Aires. São várias as ofertas de espetáculos pela cidade. Depois de muita pesquisa escolhemos a Esquina Carlos Gardel. O preço inclui o show, o jantar de 3 pratos, bebidas e o transporte de ida e volta para o hotel, sendo este serviço muito conveniente. Site
Você não tem nenhum trabalho para ir assistir ao show. O espetáculo em si é uma apresentação de dança típica argentina, que é o tango. São apresentações de casais dançando lindamente, achamos tudo muito bonito. É uma experiência que vale muito!
Kommentare