Bratislava, ganhou seu nome definitivamente em 6 de março de 1919, pois ao longo de sua história foi conhecida por muitos nomes em diferentes línguas. Bratislava é capital e também é a maior cidade da Eslováquia. Ela foi por séculos a cidade das coroações dos Imperadores Austro-Húngaros. Localizada na Europa Central, ela faz fronteira com a Áustria e a Hungria. A proximidade com Viena é ideal para se fazer um bate e volta entre as duas cidades. Foi o que nós fizemos. Conto depois.
Antes de 1993, a Eslováquia e a Republica Tcheca formavam um único país, a Tchecoslováquia. Em 1939 o País foi anexado ao domínio nazista e com fim da Segunda Guerra Mundial, em 1945, o país passou a funcionar como uma espécie de satélite da União Soviética. A Tchecoslováquia, junto com outros países vizinhos, formava um bloco que ficou conhecido como a Cortina de Ferro. Hoje, a Eslováquia é um pais totalmente independente, que recebe muito bem seus visitantes e a porta de entrada é justamente a cidade de Bratislava.
A cidade ainda guarda um pouco do tempo medieval. Ela é muito bonita, organizada, charmosa e tranquila. Bratislava parece aquelas cidades do interior, pequenas e aconchegantes. Suas ruas estreitas, estão recheadas de restaurantes, bares e cafés com mesas nas calçadas para descansar e ver o tempo passar sem pressa nenhuma.
A cidade é cortada pelo rio Danúbio, ela tem um lindo castelo no alto da colina, lindas igrejas e um centro histórico espetacular cheio de história. Podemos afirmar que a cidade nos surpreendeu. Gostamos muito do que encontramos, pena que ficamos somente um dia. Se o seu roteiro permitir, fique pelo menos uma noite na cidade. Bratislava, que muitas vezes fica fora dos roteiros do leste da Europa, e na verdade uma cidade encantadora e um dos destinos mais baratos da Europa.
Nossa visita à cidade foi de um dia, fizemos um bate e volta a partir de Viena. 80 Km separam as duas cidades. Optamos pelo trem para chegar a Bratislava. A viagem é muito rápida, fundamental para que estiver fazendo um bate e volta. Para saber mais como chegar em Bratislava click aqui. Vamos dividir com você o que fizemos na cidade.
A construção milenar é a principal atração de Bratislava. Localizado no alto de uma colina ao lado do rio Danúbio, ele se destaca por ser todo branco e pelas suas 4 torres, que são consideradas o símbolo da cidade. Do alto das torres, em dias claros, é possível ver um pouco das fronteiras da Áustria e da Hungria.
A construção do castelo começou ainda no século XI. Logo se transformou num importante ponto de defesa da cidade, principalmente por sua localização estratégica, no alto da colina às margens do rio. Ao longo de sua história ele foi destruído e reconstruído alguma vezes.
O castelo original começou sua derrocada em 1809 com os ataques das tropas de Napoleão Bonaparte. Dois anos depois, um grande incêndio destruiu por completo o antigo castelo. As suas ruínas ficaram abandonadas até a construção de novo prédio em 1950.
O Castelo de Bratislava é rico em história, passou por domínios Celtas, já foi residência oficial reis do Império Húngaro e hoje é a residência oficial do Presidente da república. O interior do prédio abriga o Museu Nacional Eslovaco. A visita ao redor do castelo e aos seus jardins é gratuita. Para visitar o museu são cobrados 7 Euros dos visitantes.
Na colina, onde se destaca o castelo, ainda encontramos vários bares, já que por perto ficam algumas faculdades. Acredito que visitar o castelo vale mais pela vista que se tem lá do alto da colina.
Catedral de San Martin
A catedral gótica começou a ser construída no século XIII. Durante os séculos XVI e XIX a catedral foi o local das coroações de reis húngaros. São Martinho é maior igreja da cidade e uma das mais antigas. A catedral possui 16 metros de altura, uma nave central, duas laterais e uma torre de 85 m de altura. A igreja na sua origem fazia parte das muralhas medievais. Uma parte dessas muralhas ainda estão ao lado da igreja. O grande destaque da igreja, fica por conta da réplica da coroa do rei da Hungria, no topo da torre. A coroa pesa aproximadamente 300 Kg e tem 1 metro de diâmetro, além de ser revestida de ouro. Ela também significa as 19 coroações que foram celebradas na catedral ao longo dos anos. A catedral é muito bonita e elegante e é uma das grandes atrações da cidade de Bratislava. Muito fácil de achar, fica entre o castelo e a cidade antiga.
Dica: A catedral fica na Rudnayovo námestie 1 e está aberta diariamente das 09 horas às 1:30 horas e das 13 horas às 17 horas, exceto nos fins de semana. A visita custa 2 Euros.
Torre de São Miguel
Na idade média era muito comum as cidades serem protegidas por muralhas e com Bratislava não foi diferente. Uma parte dessa muralha ainda está preservada perto da Catedral de San Martin. Dos quatro portões da cidade, um deles se encontra totalmente conservado. Com sua torre de 51 metros de altura, O Portão de São Miguel é uma das atrações mais procuradas pelos visitantes. Localizado na parte antiga da cidade, o portão é muito antigo e sua construção data do século XIV. No topo da torre está a estátua do Arcanjo Miguel matando um dragão.
Na Michalská, rua que dá acesso ao Portão de São Miguel, ao longo dela, você irá ver algumas pedras douradas no chão em meio ao calçamento. Elas mostram caminho percorrido pelos recém-coroados reis. Como tradição, na última semana de junho de cada ano, o trajeto é refeito, numa celebração conhecida como a Procissão dos Coroados. Hoje no interior, encontra-se o Museu da Cidade de Bratislava, com uma exposição permanente de armas históricas.
Ao passar pela torre, dentro do pequeno túnel, observe a placa do ponto zero da cidade. Veja também no chão um círculo que mostra as distâncias de Bratislava para 29 cidades do mundo. Achei tudo muito bonito, a ruazinha charmosa com lojas e cafés, e ao final, a torre dando acesso ao outro lado da rua.
Praça Hlavné
A Praça Hlavné é muito procurada pelos visitantes, muito por causa das suas estátuas. Todos os prédios que ficam ao seu redor são muito bonitos, cada um com um estilo diferente do outro. No centro da praça fica a Fonte de Rolando, um chafariz construído em 1572, por ordem do Rei Maximiliano II. A fonte na sua origem tinha como finalidade fornecer água potável para o povo.
Na Praça se destaca também prefeitura e sua torre com de 45 metros de altura. Na verdade, a prefeitura é um complexo de prédios construídos a partir do século XII. Um deles abriga o Museu da Cidade, ele é o mais antigo de Bratislava, inaugurado em 1868. O museu expõe documentos do sistema feudal, artefatos, utensílios e móveis medievais. Além claro, de contar a história da capital da Eslováquia. O ingresso custa 5 Euros.
Na Hlavné você encontra e vai se divertir com as famosas estátuas da praça. A mais concorrida é a de um soldado de Napoleão encostado num banco em frente da Embaixada da França. A outra é o Schöne Náci, um homem segurando sua cartola. Ainda tem uma outra estátua, que as vezes passa desapercebida, é um soldado dentro de uma guarita. Não preciso nem falar que se gasta um bom tempo na criação de fotos com as estátuas. Muito legal. Ao redor da praça tem uma grande quantidade de bares, restaurantes e lojas de souvenirs.
Dica: O museu está aberto à visitação de terça a sexta, das 10 horas às 17 horas e nos sábado e domingo das 11 horas às 18 horas. Os adultos pagam 5 Euros. Crianças, estudantes e idosos pagam 2,50 Euros.
O Observador
Na esquina da rua Panská com a Laurinská você vai encontrar uma das atrações mais procuradas e a mais fotografada da cidade de Bratislava. O Cumil, que significa observador, é a famosa estátua de um homem saindo de um bueiro, observando a rua.
Desde 1997, quando a escultura foi colocada no chão, a esquina se tornou um dos pontos mais procurados do Centro Histórico de Bratislava.
São muitas as versões para a criação da estátua. Duas são as mais populares: a primeira seria uma crítica ao regime socialista que vigorou no país, de 1948 a 1989, quando a Eslováquia fazia parte da Tchecoslováquia. A outra versão seria um operário que parou de trabalhar para ficar observando as pernas das mulheres que por ali passavam. Existe também uma infinidade de crenças a respeito da estátua. Dizem, por exemplo, que quem passar a mão na sua cabeça ficará muito rico no futuro ou a mulher que quiser engravidar é só passar a mão no seu nariz. Bom, se é verdade ou não essas histórias, passei a mão na sua cabeça.
Praça Hviezdoslavov
A praça Hviezdoslavov na verdade é um imenso calçadão em homenagem ao maior poeta do país, Pavol Országh Hviezdoslav representado por uma estátua na parte central da praça. O local possui chafarizes, restaurantes e cafés. Ao longo da praça podemos destacar o Teatro Nacional Eslovaco e Hotel Carlton, famoso por ter hospedado figuras ilustres, como Albert Einstein e George W. Bush.
Próximo ao rio Danúbio está a estátua de Hans Christian Andersen, criador de contos como A Pequena Sereia. Ainda encontramos pela praça a Slovenská filhármonia (Filarmônica Eslovaca) e as embaixadas dos Estados Unidos e da República Tcheca.
O lugar é realmente agradável, muito verde e muito movimento. Tivemos sorte, tinha uma festa de rua com barraquinhas, comidas típicas e música ao vivo. Ajudou a esquecer um pouquinho o frio.
Também da praça partem os trenzinhos turísticos. São dois trajetos: O Castle Tour, passando pelo centro antigo até Castelo de Bratislava. O Old Town Tour, que sai da praça Hlavné Námestie, circula pela cidade antiga. Custa 10 Euros cada trajeto. O trenzinho só faz uma parada que é no Castelo (15 minutos).
Igreja Azul
A Igreja de Santa Elizabeth é mais conhecida como a Igreja Azul. Foi construída no estilo art nouveau no início do século XX. O interior da igreja é simples, detalhe que os bancos de madeira também são azuis. A igreja fica fora do centro histórico na Rua Bezrucova. Dizem que foi pintada de azul para que seu revestimento se confundisse com o céu, formando um visual muito bonito. Infelizmente não pudemos comprovar, o tempo estava frio e nublado. Mesmo assim, achamos a igrejinha muito bonita, e é claro, diferente.
Ponte SNP (Ponte UFO)
A Ponte sobre o rio Danúbio foi construída entre os anos 1967 e 1972, durante o período da Cortina de Ferro. O que chama atenção é a forma futurística da ponte, uma vez que foi feita no modelo de ponte estaiada, aquelas pontes que se sustentam por meios de cabos ligados à torres. A ponte é um contraste com aquela parte da cidade. Outra coisa curiosa é que a ponte liga o centro antigo e o Castelo de Bratislava, de um lado do rio, ao outo lado, onde tem um moderno shopping center.
Do Lado moderno, se podemos chamar assim, na entrada da ponte tem uma grande estrutura de 95 metros de altura e no seu topo tem uma espécie de disco. Por isso a estrutura ganhou o nome de UFO. Quando na verdade, UFO é um mirante. Nele funciona também restaurante. Do mirante ou do restaurante, a vista do rio e da cidade é especular.
Dica: UFO fica aberto todos dias das 10 horas às 23 horas. A entrada custa 7 Euros, para os clientes do restaurante a entrada é gratuita. Se preferir subir ao mirante de dia e a noite o ingresso sai por 10 Euros. A ponte tem 430 metros de comprimento, passamos de ônibus e volta passamos caminhando. A passagem de perdestes é uma passagem embaixo da via principal da ponte.
Palácio do Primado
O prédio neoclássico foi construído no final do século XVIII para ser a residência do Arcebispo da cidade. Sua arquitetura é muito bonita e sua cor rosada se destaca na paisagem. Na fachada do palácio, o destaque é para o brasão do arcebispo e o chapéu do cardeal. No pátio interno do palácio o destaque é para Fonte de São Jorge. No interior do prédio se tem a oportunidade de ver documentos e peças da realeza, além de visitar o Salão dos Espelhos. Hoje o palácio é a sede da prefeitura de Bratislava.
Dica: As visitas são permitidas de terça a domingo, das 10 horas às 17 horas. O ingresso custa 3 Euros. O Palácio do Primado fica na Primaciálne námestie 2.
Castelo de Devín
Se estiver com tempo de sobra ou vai pernoitar na cidade, então não deixe de visitar o Castelo de Dévin. Localizado a 12 Km de distância da cidade de Bratislava, no encontro do rio Danúbio com o rio Morava. O castelo milenar foi totalmente destruído pelo exército de Napoleão Bonaparte em 1809. Hoje só restam ruínas e uma pequena torre ás margens do rio, chamada de Torre da Donzela ou Torre Solitária.
Dica: Você pode visitar o castelo de ônibus, são 30 minutos de viagem de Bratislava. O ônibus que faz o trajeto é o da linha 29, que sai do terminal rodoviário localizado embaixo da Ponte UFO. Algumas agências de turismo da cidade oferecem passeios guiados. Uma outra maneira de conhecer as ruínas do castelo é fazendo um passeio de barco, além de conhecer o rio, você verá o castelo de outro ponto. O local fica aberto de segunda a domingo das 10 horas às 15:30 horas.
Seguro na Europa é obrigatório?
SIM, o seguro viagem para a Europa é obrigatório e exige que haja uma cobertura médica mínima de 30 mil euros. Essa regra é válida para todos os países da Comunidade Europeia que fazem parte do Tratado Schengen.
Sempre que falamos de viagem internacional, ressaltamos a importância desse seguro. Além de ser a parte mais barata da viagem é muito importante que tenhamos esse seguro em uma emergência médica, odontológica e muito outros benefícios. Imagina se em uma viagem houver uma emergência e você nem imaginar o que fazer ou para onde ir e muitas vezes nem a língua do país que estamos, não falamos. É um risco que não vale a pena.
Mas quando falamos de obrigatoriedade, falamos de Europa. O restante do mundo, apesar de ser muito recomendado, não há essa obrigação.
O valor mínimo é de 30 mil Euros, mas se você tiver condições, é melhor fazer um mais alto. Serviços médicos não são baratos. . Saiba mais aqui.
Conheça também esse Post:
Kommentare