Nossa visita ao Chile tinha como principal finalidade subir a cordilheira e curtir a neve. Por esta razão ficamos apenas 4 dias na cidade. Separamos um dia para o parque de diversões Fantasilândia e um outro dia para visitar a Concha y Toro. Os outros dois dias tentamos conhecer os principais pontos de interesse da cidade e fazer o que a gente mais gosta, se perder pelas ruas, praças e avenidas locais.
Santiago é tudo aquilo que a gente vê e lê. Uma cidade fantástica com povo extremamente acolhedor, tem mais de 6,5 milhões de habitantes. O chileno é sem sombra de dúvidas muito gentil e gosta muito dos brasileiros. Na cidade tudo funciona muito bem, país de primeiro mundo. A cidade é muito segura, limpa e organizada. Santiago possui um dos melhores metrôs do mundo e suas linhas atendem perfeitamente toda a cidade e passa nos principais pontos turísticos.
Santiago merece muito mais que 4 dias. A cidade é muito eclética e tem uma imensa variedade de atrações. Com tempo sobrando cabe fazer uma visita pelos principais bairros da cidade, visitar seus museus, apreciar a gastronomia chilena e tantas outras atrações. Acredito que para ficar bem perto do ideal, caso tenha tempo mesmo, fazer um bate e volta a Valparaíso e Viña del Mar. As duas cidades litorâneas ficam próximas a Santiago e merecem uma visita.
Palácio de La Moneda
O Palácio de La Moneda projetado pelo arquiteto Joaquín Toesca em 1805 para ser a Casa da Moeda Real de Santiago. Após 1845 a Casa da Moeda passou a ser a residência oficial dos presidentes da república e é a sede do governo chileno. Trata-se de um prédio lindíssimo e imponente. Sofreu no decorrer do tempo várias mudanças na sua arquitetura, mas ainda preserva muito as suas características iniciais.
O Palácio de La Moneda foi palco e presenciou vários fatos que marcaram a vida e a história do Chile. Um dos mais emblemáticos foi em 1973 quando o chile sofreu um golpe militar. Augusto Pinochet bombardeou, tomou o prédio e o poder, destituindo o até então presidente Salvador Allende.
As visitas ao palácio são permitidas somente quando agendadas antecipadamente e somente visitas guiadas. A visita garante ver a troca da guarda presidencial, passear pelos jardins e acessar o Centro Cultural Palacio La Moneda, localizado no subsolo da Plaza de La Ciudadería. Visitar o prédio por fora e andar pela praça já vale muito.
Cerro Santa Lucía
O Cerro é na verdade um morro não muito alto bem próximo do centro da cidade. No passado os índios Machupe os chamavam de cerro de Huélen. O nome Santa Lucía só foi atribuído ao cerro 1540 pelo conquistador espanhol Pedro de Valdívia.
O Cerro Santa Lucía possui um pequeno parque, com praças, uma fonte e escadarias. Do seu topo você tem uma linda vista panorâmica da região central de Santiago e da Cordilheira dos Andes. O lugar realmente merece uma visita, rende belas fotos. O passeio é super agradável e para subir não é nada cansativo, dá para subir na boa. O lugar é todo bonito e você é recompensado lá em cima com vista da deslumbrante. Para chegar de metrô pegue a linha L1 e desça na estação Santa Lucía.
Cerro San Cristóbal
O Cerro San Cristóbal é um dos pontos mais alto da cidade, ele fica localizado no Parque Metropolitano de Santiago. O Cerro é muito concorrido e com toda certeza um dos mais bonitos de Santiago. Para chegar no Cerro é muito fácil, ele fica localizado praticamente no meio da cidade na subida do Bairro Bellavista, onde fica sua principal entrada e onde fica a estação do funicular no final da Calle Pio Nono. O funicular te leva até a Praça Central do parque e de lá você chega ao topo do morro onde fica a Virgem Maria uma estátua de 14 metros de altura. Existe outra maneira de chegar ao topo do Cerro que é de teleférico, mas infelizmente ele estava parado para manutenção.
O mirante do Cerro oferece uma das mais lindas vista da cidade, da cordilheira, do parque e do Sky Costanera, o prédio mais alto da cidade. O complexo é muito grande e oferece muitas outras atrações e pontos de interesse como o Mirador Pablo Nerud, a vegetação dos distintos climas do Chile, as piscinas Tupahue ou Antilén, a Praça Gabriela Mistral ótima opção para quem vem com crianças e até um Jardim Japonês.
Como nosso tempo na cidade estava muito apertado, pois o nosso grande objetivo no Chile era subir a cordilheira e curtir a neve, abrimos mão de conhecer todo o parque. Se você estiver com bastante tempo, o funicular, antes de chegar ao topo do Cerro San Cristobal, ainda faz uma parada no Zoológico Nacional do Chile.
Dica: A entrada principal conforme tinha falado fica na Calle Pio Nono. Para chegar de metrô pegue a linha vermelha 1 ou a linha verde 5 e desça na estação Baquedano. Da estação até o funicular tem uma caminhada 10 minutos.
Funicular funciona de segunda a terça, das 14:30 às 19h30; quarta a sexta das 12h30 às 19h30; sábado e domingo, das 10h30 às 19h30. Teleférico: de segunda a terça, das 14h30 às 19h30.
Concha y Toro
Mesmo que você não seja um amante ou apreciador de vinhos, fazer uma visita na Concha y Toro é obrigatório quando você está na linda capital Chile. A vinícola é uma das maiores produtoras de vinho do mundo e é a maior do Chile. De certa forma, a marca é muito popular e conhecida no Brasil, todo supermercado tem exemplares da bebida em suas prateleiras.
O tour pela vinícola é muito semelhante com os tours das vinícolas brasileiras, para quem já visitou a Serra Gaúcha e teve oportunidade de fazer um passeio deste, como na Miolo. A visita tradicional começa passando pelos jardins do casarão amarelo, antiga propriedade da família de Don Melchor, fundador da vinícola em 1883. ,
A visita não demora muito tempo, você vai percorrendo as instalações da propriedade e conhecendo um pouco mais da história da vinícola e conhecendo um pouco mais sobre vinhos. Uma parte da visita que achei muito legal é que eles têm um espaço com parreiras de diversas uvas. O guia conta um pouco sobre a diferença entre aquelas uvas. Agora confesso, para nós elas pareciam todas iguais.
O ponto alto do tour é a visita ao Casillero del Diablo o vinho mais famoso da Concha y Toro. Um enorme espaço úmido e frio, meio que escuro, com muitos barris de vinho e com aroma do vinho contagiando o ar. Aí vem a parte super legal, o guia conta em detalhes a origem do nome do vinho, mas eu não vou contar aqui. Posso te garantir que a história de como o vinho tem este nome é simplesmente sensacional, não estou exagerando não. Para terminar o passeio você participa de uma degustação de vinhos e ainda ganha uma linda taça personalizada com o nome da vinícola. Por fim, passar na lojinha comprar alguns vinhos com bons preços e algumas recordações da visita.
Por ser muito requisitada é recomendado garantir sua reserva com antecedência e marcar um horário. A compra do bilhete é feita através do próprio site da Concha Y Toro, e o tour pode ser feito em português, inglês ou espanhol.
O Centro Turístico da Concha y Toro fica em Pirque, uma pequena cidade próxima de Santiago. Você pode chegar na vinícola de várias formas, excursão, de carro alugado ou de metrô, que é o mais econômico. Se decidi ir por sua conta, fique tranquilo é muito fácil.
Se você sair do centro de Santiago pegue a linha 1 Vermelha e desça na estação Tobalaba, lá mesmo pegue a linha 4 Azul (sentido Plaza de Puente Alto) e desça estação Las Mercedes. Na saída da estação existe várias ofertas para te levar a vinícola, transfer, ônibus e taxi. Pegue um táxi até a vinícola o trajeto é muito curto e o preço bem baratinho.
Separamos um dia da nossa visita a Santiago para a Maria Eduarda. Visitamos e nos divertimos muito no Parque Fantasilândia, o maior parque de diversões da cidade. O Parque de diversões fica localizado dentro do Parque público O’Higgins que é um dos maiores espaços verdes da cidade. O local é o preferido dos chilenos para passar os finais semana, fazendo piqueniques, churrascos, caminhadas ou até mesmos fazendo nada, apenas descansando. Parque O’Higgins além de abrigar o Fantasilândia é também é o lugar de uma série de eventos especiais. O mais conhecido é o festival de música Lollapalooza.
O parque de diversões sempre encanta adultos e crianças e é sempre um programa divertido e alegre. O Fantasilândia é bastante grande e é muito bem organizado.
Ele é dividido em setores, atrações para os menores, atrações para as famílias e os brinquedos de adrenalina. Entre os principais brinquedos podemos destacar o Boomberg, o Evolution, o Ikarus, o Air Race e a montanha-russa Raptor. Apesar do frio o tempo estava bom e ajudou muito. Se estiver com crianças não hesite, vá passar um dia especial com os pequenos. Valeu muito a pena.
Dica: Localizado junto ao Parque O’Higgins, o Fantasilândia funciona das 12 horas às 19 horas nos finais de semana. O ingresso geral fica em torno de CLP 11.000 e para as crianças apenas CLP 5.000. Para chegar ao parque de metrô pegue a linha 2 amarela e desça na estação Parque O’Higgins.
Sky Costanera
Localizado no maior prédio do Chile e um dos maiores da América do Sul. O prédio é extremamente bonito e sua arquitetura chama atenção de qualquer ponto da cidade. Lá do alto você tem a melhor vista panorâmica. O observatório oferece uma vista de 360º da cidade e da Cordilheira dos Andes. Claro que o esplendor da vista vai depender do tempo, se estiver bom com o céu limpo, a visão a sua frente será simplesmente espetacular. Visitamos o prédio no nosso último dia. Não subimos no observatório o tempo estava muito fechado, fez muito frio e choveu bastante. Aproveitamos e fizemos boas compras no shopping Costanera Mall, um dos melhores centros comerciais da cidade.
Seguro de viagem na Europa é obrigatório ?
Sim, o seguro viagem para a Europa é obrigatório e exige que haja uma cobertura médica mínima de 30 mil euros. Essa regra é válida para todos os países da Comunidade Europeia que fazem parte do Tratado Schengen.
Sempre que falamos de viagem internacional, ressaltamos a importância desse seguro. Além de ser a parte mais barata da viagem é muito importante que tenhamos esse seguro em uma emergência médica, odontológica e muito outros benefícios. Imagina se em uma viagem houver uma emergência e você nem imaginar o que fazer ou para onde ir e muitas vezes nem a língua do país que estamos, não falamos. É um risco que não vale a pena.
Mas quando falamos de obrigatoriedade, falamos de Europa. O restante do mundo, apesar de ser muito recomendado, não há essa obrigação.
O valor mínimo é de 30 mil Euros, mas se você tiver condições, é melhor fazer um mais alto. Serviços médicos não são baratos. Saiba mais aqui.
Kommentare