top of page

O que visitar no Castelo de Praga

Atualizado: 20 de ago. de 2020


O Castelo de Praga é o maior castelo do mundo, também é a principal atração de Praga e da República Tcheca. Encontra-se na Colina Hradcany, local onde foi fundada a cidade. São 70 mil m² de muitas atrações. O complexo conta com palácios, igrejas, edifícios, pequenas vielas, museus, galerias de arte, jardins e pátios.


Para visitar com calma todo o complexo, visitar cada atração, separe pelo menos um dia inteiro. É muita coisa para fazer e se sobrar tempo, você pode aproveitar e visitar algumas atrações próxima ao castelo, como o Parque Petrín, John Lennon Wall e a Ilha de Kampa. O Castelo de Praga já se diferencia dos demais castelos pela sua arquitetura. Ele não tem aquele formato medieval com torres, fortalezas e muros. Na verdade, é um grande conjunto de prédios independentes, cada um com sua forma arquitetônica. O prédio mais perto da arquitetura medieval é a Catedral de São Vito.

Vamos passar algumas dicas e o que podemos visitar no Castelo de Praga. Já adianto, é muita coisa. Veja os horários aqui.

O palácio é uma edificação do século IX, foi construído inicialmente em madeira, serviu de residência oficial da monarquia. Ao longo dos séculos foi ganhando anexos e novas construções. Na parte interna, o destaque vai para o Salão Vladislav, em estilo gótico, era o local das coroações, das grandes festas e banquetes. Destacamos também a Sala do Trono ou Salão da Dieta da Boêmia, um aposento real onde ocorriam sessões do Parlamento na era medieval. O palácio ainda é utilizado nas eleições para presidente da República Tcheca. Abriga ainda as cerimônias oficiais, como os juramentos dos presidentes da República Tcheca. O Antigo Palácio Real oferece a Exibição Permanente da História do Castelo de Praga.


Uma das principais atrações do complexo é a Catedral de São Vito. A igreja que tem um stilo gótico, começou a ser construída ainda no século XIV, mas a sua conclusão só aconteceu vários séculos depois. A Catedral é um dos símbolos de Praga e de toda a República Tcheca. No interior da São Vito fica a capela dedicada a São Venceslau, onde estão guardadas as joias da coroa. Você pode subir na torre do sino da Catedral, que é o ponto mais alto do Castelo. Na Catedral de São Vito fica ainda a tumba de São João Nepomuceno.



A Basílica de São Jorge, foi fundada em 920 pelo príncipe Vratislav I e é mais antiga igreja de todo o complexo do castelo. Cinquenta anos depois a basílica foi ampliada com a construção do convento. A igreja tem a guarda da coleção de arte boêmia do século XIX. O que chama atenção é a sua arquitetura totalmente diferente dos demais prédios do complexo. O interior dela é belíssimo. A igreja normalmente tem apresentações culturais todos os dias, principalmente de música clássica.


Ainda no complexo podemos visitar a Torre da Pólvora ou Mihulka, que foi construída no final do século XV. Ela era uma das 13 torres defensivas que faziam parte das muralhas que rodeavam a cidade velha 1232, mas é a única que se encontra de pé nos dias de hoje. Ao longo de sua história a torre teve diversos nomes e diversas utilidades. A estrutura era a maior das torres de canhões. Hoje em dia funciona uma exposição militar permanente sobre a guarda do castelo.


A Rua do Ouro é outra atração muito procurado pelos visitantes, trata-se de uma ruazinha apertada cheia de casinhas pitorescas, construídas há pelo menos 500 anos. O seu formato seria uma inspiração dos alojamentos dos guardas e seu nome deriva dos ourives que viviam lá no século XVII. Hoje as casas funcionam como pequenas lojas. Destacamos a casa 22 que era de propriedade da irmã de Kafka, o artista morou lá por bom tempo.


No final da rua, não perca e visite a Torre Daliborke, que fazia parte das antigas fortificações do castelo. Hoje funciona como museu, nele está uma exposição de armaduras e objetos de guerra medievais. O pequeno museu possui ainda um cômodo com instrumentos de tortura.


Mudança da Guarda do Palácio

Outra atração muito concorrida pelos visitantes é a Mudança da Guarda do Palácio. A troca da guarda é uma cerimônia que acontece todos os dias, exatamente ao meio-dia. O evento é um cortejo cheio de pompa e disciplina, direito a banda música. Muito legal. A cada hora cheia acontece também a troca dos guardas dos portões.


O Palácio Rosenberg foi construído no Século XVI, estilo renascentista, para ser a residência da família Rosenberg. No século XVIII passou a abrigar Instituto de Noblewoman, um lugar para mulheres de até 30 anos, pobres, órfãos e viúvas. No início do século XX, com o fim do instituto, o prédio passou a ser usado pelo Ministério do Interior. Hoje, após uma grande reforma, o prédio abriga uma exposição sobre o Instituto de Noblewomen. Uma capela única, um salão renascentista e uma exposição destinada a evocar a vida de uma nobre solteira na primeira metade do século XIX fazem parte de uma excursão ao Castelo de Praga. .


O palácio da família Lobkowicz, em estilo barroco, é a única propriedade privada do Castelo de Praga. É um dos maiores do complexo. O Palácio oferece aos visitantes uma exposição de arte, uma coleção de objetos pessoais valiosos que pertenciam a família Lobkowicz e uma exposição de instrumentos musicais com algumas partituras originais de Beethoven e Mozart. No terraço tem um restaurante que oferece uma linda vista da cidade. Aproveite para assistir um concerto de música clássica na hora do almoço.


Dica: funciona todos os dias das 10 horas ás 18 horas. Os adultos pagam 275 Coroas e os menores de 7 a 15 anos, os estudantes e os idosos pagam 200 Coroas. O Palácio não está incluído em nenhum dos circuitos.



Os Jardins do Castelo

Como todo castelo, não poderia faltar os jardins. O complexo conta com seis jardins gratuitos abertos à visitação. Destacamos dois deles, mas todos merecem uma visita. Um é perto do portão principal onde encontramos o Jardim do Bastião. No meio desse jardim tem uns degraus em formato de arena com um efeito acústico, o outro são os Jardins do Sul que foram feitos nos antigos baluartes do Castelo de Praga. Os jardins são lindos e muito bem cuidados. Aberto ao público somente nos dias mais quentes, de abril a outubro.


Galeria de Arte

Para os amantes das artes, o complexo abriga uma galeria, localizada no primeiro pátio. Estão em exposição obras de artistas como Tiziano, Rubens, Hans van Aachen, Bartholomeus Spranger, e muitos outros nomes da pintura desde o século XVI. Muitos das obras expostas pertenciam aos governantes da cidade.


Dica: funciona de diariamente de abril a outubro das 9 horas às 17 horas e novembro a março das 9 horas às 16 horas.


Apesar de não ter nada a ver com o Castelo de Praga ou com sua história, o Museu do Brinquedo faz parte do complexo. Considerado um dos melhores do mundo neste tema, ele abriga uma coleção de brinquedos antigos e novos da Europa e da América. O destaque para a coleção de Barbies. Se estiver viajando com crianças, faça uma visita. Elas vão gostar.


Dica: Funciona diariamente das 10 horas às 18 horas. O ingresso custa 60 Coroa e para os para menores de 15 anos a entrada é gratuita.

Algumas informações importantes do Castelo de Praga

- O complexo fica aberto à visitação de abril a outubro das 6 horas às 22 horas e os prédios das 9 horas às 17 horas. Nos meses de novembro a março, o complexo das 6 horas às 22 horas e os prédios das 9 horas às 16 horas.


- A entrada no complexo é gratuita, mas as atrações são pagas, existem várias combinações de ingressos. O mais completa é o Circuito “A”. Os adultos pagam 350 Coroas, os menores de 16 anos a 6 anos e os maiores de 65 anos pagam 175 Coroas. O ingresso familiar custa 700 Coroas. O circuito contempla a Catedral de São Vito, o Antigo Palácio Real, a Exposição “A História do Castelo de Praga”, o Mosteiro e Basílica de São Jorge, a Rua Dourada, a Torre Daliborka, a Torre da Pólvora e Palácio de Rosenberg.


- A melhor forma e a mais agradável é chegar caminhando vindo da ponte Charles, mas se preferir chegar de Metrô, pegue a linha A e desça na estação Malostranská. Acesso o Castelo pela Escadaria do Castelo Velho. De tram, pegue a linha 22 e desça na Pražský Hrad que o ponto mais próximo do castelo.


- Aplicativos para celular: O aplicativo “Prague Picture Guide” está disponível para IOS e Android e contém informações sobre a Catedral de São Vito, Basílica de São Jorge, Antigo Palácio Real e Golden Lane.



Mapa das atrações do Castelo de Praga.



Seguro na Europa


SIM, o seguro viagem para a Europa é obrigatório e exige que haja uma cobertura médica mínima de 30 mil euros. Essa regra é válida para todos os países da Comunidade Europeia que fazem parte do Tratado Schengen.



Sempre que falamos de viagem internacional, ressaltamos a importância desse seguro. Além de ser a parte mais barata da viagem é muito importante que tenhamos esse seguro em uma emergência médica, odontológica e muito outros benefícios. Imagina se em uma viagem houver uma emergência e você nem imaginar o que fazer ou para onde ir e muitas vezes nem a língua do país que estamos, não falamos. É um risco que não vale a pena.


Mas quando falamos de obrigatoriedade, falamos de Europa. O restante do mundo, apesar de ser muito recomendado, não há essa obrigação.

O valor mínimo é de 30 mil Euros, mas se você tiver condições, é melhor fazer um mais alto. Serviços médicos não são baratos. Saiba mais aqui.

Conheça também esse Post:


Comments


Quem somos
IMG_3958.JPG

Alfredo Zahal, carioca, 59 anos, historiador, Professor de História e Corretor de Seguros. Viajar deve fazer parte da história de cada um. Minhas cidades preferidas são NY, Lisboa e Roma.

IMG_6467.JPG

Patricia Zahal, admistradora de empresas e agente de viagens. Minhas paixões são: viajar, cozinhar e minha família. 

IMG_2440.JPG

Viajamos em família desde que Maria Eduarda tinha 2 anos de idade. Sempre curtiu muito nossas aventuras.

bottom of page