top of page
Foto do escritorPatricia Ornelas

Cancun um sonho caribenho

Atualizado: 17 de abr. de 2022


Para nossa alegria, estávamos de volta ao Caribe. Desta vez iríamos conhecer a mundialmente conhecida Cancun no México. Dividimos nosso roteiro nas terras Caribenhas em dois momentos. Primeiro ficamos alguns dias hospedado em Playa del Carmen e depois ficamos hospedado num daqueles resorts maravilhosos de Cancun. Foi tudo fantástico e superou nossas expectativas.


Riu Cancun
Umas das piscinas Riu Cancun

O único inconveniente e que perdemos um dia de nossa viagem em virtude do atraso de nosso voo de Nova Yorque para Cancun. Foram 8 horas de atraso, iríamos chegar de manhã e só chegamos no final da tarde. Neste primeiro dia a programação seria pegar um carro alugado no aeroporto e seguir direto visitar a pirâmide Chichén Itzá eleita uma das 7 Maravilhas do Mundo Moderno. Como historiador imagina a dor que senti ao perder a oportunidade de ver uma das relíquias da história Mexicana e mundial. Mas o que vimos depois ajudou a compensar o dia perdido.


Bom, ao chegar no final da tarde no aeroporto de Cancun, ali mesmo pegamos um carro alugado e seguimos em direção a Playa del Carmen, que fica muito perto de Cancun, apenas 55 Km de distância. Playa del Carmen é uma cidade pequena e muito acolhedora. Guardada às devidas proporções, ela nos faz lembrar de Búzios no Rio de janeiro ou Pipa lá do rio Grande Norte ou até mesmo Porto Seguro na Bahia. Mas afirmo que Playa é singular e maravilhosa.


Playa del Carmen

Ficamos hospedado na Aventura Mexicana hotel - Um hotel pequeno e muito acolhedor. O Rapaz da recepção da pousada nos deu muitas informações e dicas desta linda cidade. Além de conhecer o local, tínhamos dois passeios planejados: passar um dia no Parque Eco arqueológico Xcaret e visitar a cidade histórica de Tulun.




Basicamente o que fizemos em Playa del Carmen foi descobrir cada cantinho da cidade, suas ruas, seus restaurantes e bares.




A culinária mexicana não é muito do meu gosto, maioria das comidas leva algum tipo de pimenta, mas posso garantir que a Patrícia amou e se deliciou com comida apimentada. Por outro lado, eu me esbaldei na cerveja mexicana, experimentamos todas, inclusive uma que chamava Índio. Muito bom. Como não usamos o carro na cidade, pois tudo é pertinho, ficamos bem à vontade.


Para quem quer comprar, pode escolher diversos centros comerciais ou lojinha, cada uma mais charmosa que a outra. Não esquece de comprar seu souvenir para que fique concretizado esta incrível experiência.


Tulun

Bem cedo saímos para visitar uma relíquia histórica, as Ruínas Maias, localizada na cidade Tulun, a 52 km de Playa del Carmen. A pequena cidade é muito procurada por abrigar o Sitio arqueológico Maia, uma antiga cidade Maia encravada num penhasco a beira do mar azul do caribe. Os templos e sítios arqueológicos deixados pelos maias contribuem e se destacam como um dos principais atrativos da região.


Palacio del Gran Señor
Palacio del Gran Señor
Palacio del Gran Señor
Palacio del Gran Señor


Templo de Alacran Tulum
Templo de Alacran Tulum

Geralmente tem muita fila para acessar as ruinas, mas chegamos cedo e não tivemos problemas. Na entrada, é possível também contratar um guia turístico. O ingresso fica em torno de MXN 75,00 por pessoa. Pela ação do tempo, do vento e por ficar junto ao mar, os prédios e as casas estão muito desgastados. Os prédios, mas conservado eram aqueles que pertenciam as autoridades da cidade.


El Templo de Los Frescos Tulum
El Templo de Los Frescos Tulum

A maior e também a mais bem preservada estrutura é a pirâmide El Castillo, lugar onde se faziam os sacrifícios em oferenda aos deuses.


pirâmide El Castillo
Pirâmide El Castillo

O sitio não é muito grande e não se gasta muito tempo para conhecer as ruinas. O restante da visita fica por conta de aproveitar a praia e o mar azul do caribe.




Xcaret

Acordamos cedo e partimos para o Parque Eco arqueológico Xcaret, a gente já sabia que o dia seria longo e intenso. Existem várias opções de parques na região de Cancun e Playa del Carmen como como o Xcaret, Xel-Há, Xplor, Xenses, Xoximilco, o parque aquático Ventura e o Garrafón Natural Reef Park que fica na Isla Mujeres.



Dentre eles, consideramos, seguindo nossas pesquisas, os três melhores o Xcaret, Xel-Há e Xplor. Levando em consideração que nossa filha, que nesta data era muito pequena, escolhemos Xcaret. Não podemos afirmar se realmente o Xcaret é melhor ou pior que os outros, mas podemos dizer com toda certeza que o Xcaret foi tudo de bom e que nos divertimos muito. Realmente é parque para o dia todo dada as mais variadas atrações do parque.





O Xcaret não é um parque tradicional de diversões, na verdade é um parque ecológico com mais de 50 atrações naturais e culturais. Um grande espaço na natureza cercado de florestas, rios, piscinas naturais, lagoa e praia.


Outro rio interessante é o Rio do Paraíso. Nesta atração você navega pelas águas cristalinas em uma balsa e não precisa se molhar. Este rio atravessa as paisagens da Selva Tropical e durante a viagem você pode observar caranguejos azuis, iguanas e queixadas.


* Você pode alugar o equipamento de snorkel, há um custo de 10.99 USD (depósito reembolsável exigido de 25 USD). Se o seu bilhete inclui refeição (Xcaret Plus), só é requerido um depósito reembolsável de 10 USD, que você dará nas instalações de entrada; na entrada dos rios subterrâneos, você receberá as barbatanas.


Se você quiser levar um roteiro do que deseja fazer, pode levar, mas acredito que a grande dica é sair andando sem compromisso e descobrindo cada cantinho do parque que em todo momento você encontrará apresentações culturais pelo caminho e paisagens de tirar o fôlego. Muito bacana mesmo.


São vários aquários com uma grande quantidade de espécie da vida marinha, inclusive, em alguns você pode mergulhar num tanque e tirar fotos com arraias, golfinhos e tubarões Lixa, atrações pagas à parte. Consulte o site do parque e veja quais são as atrações que você contratar.



O grande destaque do parque são os rios subterrâneos com águas frescas e cristalinas, que são três no total - Rio Azul, Rio Maia ou Rio Peixe-Boi. Logo que chegamos, escolhemos um rio, pois é uma das atrações mais concorrida. Os rios tem aproximadamente 1,60mt de profundidade e na entrada você recebe colete salva vidas para entrar. A ligeira correnteza vai te levando por um labirinto de corredores subterrâneos, confesso que cansa um pouco, pois você precisa meio que nadar. Os rios tem uma extensão aproximada de 600 metros de extensão e uns 5 metros abaixo da terra e todos te levam para o mar. Mas caso você canse no meio do caminho, tem as saídas intermediárias. A experiência foi muito legal, mas decidimos não ir nos outros dois rios para ganharmos tempo.


Aproveitamos bastante a praia e as piscinas naturais, pois nelas podemos fazer mergulhos livres e o aluguel de equipamento de snorkel tem um custo de 10 Dólares.


Na pequena praia as boias são de graça e podemos usá-las a vontade mas o único inconveniente é são muito concorridas. Quando a Maria Eduarda pegou uma não largou mais. Foi muito divertido. Por todo o parque você encontra vários pequenos animais e uma grande quantidade pássaros e aves.



O almoço estava incluído no ingresso. O restaurante é imenso e a comida é muito saborosa, além da variedade de pratos. O estacionamento é grátis e não necessita de reservas pois espaço para os carros é muito grande. O ingresso ainda inclui as visitas ao Aquário de Recifes de Coral, o Mariposário, Aviário e a ilha dos Jaguares. Os Espetáculos e exibições (Charrería, Voladores de Papantla e Danças Pré-Hispânicas). Para o conforto dos visitantes o ingresso inclui camas de praia, redes, área de descanso, sanitários, vestiários, chuveiros e WiFi grátis. Se precisar de dinheiro o parque possui caixas eletrônicos e para suas compras o parque oferece uma boa quantidade de lojinhas vendendo tudo que se relaciona com parque e com a natureza.


Quando pensamos que já tínhamos visto de tudo, fomos assistir o principal espetáculo, o Xcaret México Espetacular, uma linda apresentação que fecha o dia com mais de 300 artistas em cena. O legal é que todo mundo que está no parque agora se concentra para ver o grandioso show de encerramento. Não vou dar mais detalhes para não estragar as surpresas. Chegamos cedo e pegamos um lugar bem na frente. O lugar é enorme com um grande palco central que é rodeado de arquibancadas. O show é tudo diferente do que a gente já tinha assistido. O espetáculo tem dança, jogos, um pouco da história do México e muito mais.


Cancun

A bela costa do México banhada pelo mar do Caribe deve ser o sonho de consumo de muita gente. Um lugar ímpar com uma rede hoteleira fantástica e um mar azul deslumbrante. Escolher um resort para se hospedar é uma questão que dá muito trabalho, um hotel mais fantástico que o outro. Serviços e preços para todos gostos. Escolhemos, depois de muita pesquisa, um resort da rede Riu.


Cancun é um balneário que fica no estado de Quintana Roo, na região da Península de Yucatán no México. Cancun é banhado pelo Oceano Atlântico e pelas águas famosas do Mar do Caribe. Esta parte é privilegiada por sua beleza e ainda tem próximo destinos incríveis como Playa del Carmen, as ruinas de Tulun e a Riviera Maya, outra área com grandes hotéis e resorts.


A maioria dos grandes hotéis em Cancún fica na Zona Hoteleira e quase todos de frente para o mar. A principal avenida da zona hoteleira é a Boulevard Kulkucán, ela vai de uma ponta a outra.


Lembra quando falei da dificuldade de escolher um hotel? Então, quando se tem criança na viagem é preciso tomar alguns cuidados. Um deles é saber se o hotel é só para adultos (vários são) e outro cuidado é saber as condições do mar em frente ao hotel. A costa de Cancun tem uma forma muito parecida com número 7, na parte superior as águas são mais tranquilas e na parte lateral as águas são mais agitadas em virtude do mar aberto.


Cancun tem praias para todos os gostos como Playa Tortugas, Playa Delfines, Playa Langosta, Playa Punta Cancun, Playa Chac Mool, Playa Norte, Playa Marlin, Playa Akumal e Playa Gaviota Azul. A cidade em si não é muito grande. Possui uma noite agitada e badalada com muitos bares, boates e restaurantes. Saímos a noite para conhecer um pouco da cidade e aproveitamos e visitamos alguns centros comerciais. Durante os dias aproveitamos tudo que um resort all inclusive pode oferecer.


Ficamos hospedados no Hotel Riu Cancun próxima a praia Tortuga. Foi uma excelente escolha, o hotel é maravilhoso e fomos muito bem tratados. Piscinas incríveis tendo como pano de fundo o mar azul do Caribe com margaritas para tudo que é lado.



O nosso quarto era amplo e muito confortável. Olha que coisa incrível, em cima do frigobar tinha uma espécie de self service de bebidas.




A noite o hotel sempre apresentava algum tipo de entretenimento. O restaurante principal é simplesmente extraordinário, ele é estilo buffet e divido por estilo de comidas e de vários países. são muitas estações com uma variação incrível de comidas.




O Hotel possui restaurantes temáticos, mas era preciso fazer reservas, conseguimos reservar um italiano maravilhoso. Mas o melhor mesmo era revezar entre o lindo mar e as piscinas. O mais difícil era decidir entre a cerveja e a margarita. Dúvida cruel.


Isla Mujeres

Aproveitando mais um lindo dia de sol, saímos pela manhã e seguimos para conhecer uma pérola do mar caribenho, a Isla Mujeres uma pequena ilha a 13km da costa de Cancun. A viagem de Ferry leva em torno de 25 minutos se for direto e uns 40 minutos caso pare em outro píer para pegar mais passageiros. A principal empresa que faz a travessia é Ultramar. Os barcos saem de quatro pontos de Cancun.



Muito próximo ao nosso hotel ficava o Píer Playa Tortuga. Fomos caminhando até o píer e não pegamos fila, realmente o trajeto é muito rápido. Uma delícia o curto passeio de barco pelo mar azul do Caribe. O valor da passagem de ida e volta fica em torno de 21 dólares, o preço varia de acordo com o píer.



A pequena ilha tem um aspecto de vila do interior. Dá pra conhecer tudo em poucas horas. Possui praias lindíssimas e aconchegantes. A melhor dica na ilha é alugar um daqueles carinhos de golfe e rodar sem compromisso pela cidade. Logo que você desembarca na ilha, bem em frente ao píer tem uma grande quantidade grande de oferta desses carinhos mas a melhor estratégia é pesquisar e pechinchar o preço que é cobrado por hora. O aluguel para o dia todo fica em torno 43 dólares, já por hora fica em torno 18 dólares a hora. Acho que todo mundo utiliza estes carinhos.




A outra opção na ilha é o taxi, mas vai sair muito mais caro. Alugamos um e posso garantir que foi ótimo, além de poder nos locomover rápido foi muito divertido. As principais praias da ilha são a Playa Norte e a Puna Sur.



Tem muita coisa fazer em Isla Mujeres e é necessário tempo, se tiver vale uma visita ao Parque de Esculturas e o parque Garrafón de la Castilla. Tivemos uma manhã maravilhosa na ilha, mas a vontade de voltar para o hotel só aumentava. Não resistimos e voltamos para o resort para almoçar e começar a se deliciar com as margaritas.





Seguro de viagem na Europa é obrigatório ?


Sim, o seguro viagem para a Europa é obrigatório e exige que haja uma cobertura médica mínima de 30 mil euros. Essa regra é válida para todos os países da Comunidade Europeia que fazem parte do Tratado Schengen.



Sempre que falamos de viagem internacional, ressaltamos a importância desse seguro. Além de ser a parte mais barata da viagem é muito importante que tenhamos esse seguro em uma emergência médica, odontológica e muito outros benefícios. Imagina se em uma viagem houver uma emergência e você nem imaginar o que fazer ou para onde ir e muitas vezes nem a língua do país que estamos, não falamos. É um risco que não vale a pena.

Mas quando falamos de obrigatoriedade, falamos de Europa. O restante do mundo, apesar de ser muito recomendado, não há essa obrigação.

O valor mínimo é de 30 mil Euros, mas se você tiver condições, é melhor fazer um mais alto. Serviços médicos não são baratos. Saiba mais aqui.

Comments


Quem somos
IMG_3958.JPG

Alfredo Zahal, carioca, 59 anos, historiador, Professor de História e Corretor de Seguros. Viajar deve fazer parte da história de cada um. Minhas cidades preferidas são NY, Lisboa e Roma.

IMG_6467.JPG

Patricia Zahal, admistradora de empresas e agente de viagens. Minhas paixões são: viajar, cozinhar e minha família. 

IMG_2440.JPG

Viajamos em família desde que Maria Eduarda tinha 2 anos de idade. Sempre curtiu muito nossas aventuras.

bottom of page